Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 07 de Agosto de 2020

Câmara aprova tratamento diferenciado para autistas e deficientes nas unidades de saúde

09/07/2020

Deficientes e portadores de transtorno do espectro autista que sejam impossibilitados de locomoção e autodeterminação terão uma identificação diferenciada ao serem recebidos nas unidades de saúde do município. Isso é o que determina o Projeto de Lei nº 1.814/2020,  aprovado hoje em mais uma sessão do Plenário Virtual da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O projeto retornará à pauta para mais uma votação. A medida prevê pulseira identificadora, cuja cor será determinada pelos técnicos da área de saúde, com o intuito de auxiliar a equipe médica no reconhecimento das especificidades desses pacientes.

"A proibição de acompanhantes nos hospitais devido à pandemia tem colocado portadores de autismo grave em situação complicada, pois muitos não se socializam e não conseguem se expressar com clareza sem ser com alguém da família. Eles precisam ter algum tipo de identificação para que os profissionais de saúde possam reconhecê-los para dar uma atenção maior. Esse é o propósito deste projeto, que apresento em homenagem ao Gilmar,  amigo que morreu recentemente em função disso",  disse a autora Tânia Bastos (Republicanos).

Também em 1ª votação os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei nº 1.762/2020, que institui gratificação extraordinária aos servidores da saúde durante a vigência do estado de calamidade pública, e o Projeto de Lei nº 1.805/2020, que cria o programa de auxílio às famílias dos servidores vítimas de covid-19. A próxima sessão acontece na terça-feira (14), às 15h. Acompanhe pelo canal da Rio TV Câmara no Youtube (https://www.youtube.com/user/tvcamarario),  pelo Twitter (https://twitter.com/camarario), no sinal aberto da TV digital (15.3) e no portal (www.camara.rj.gov.br).

Autorias:

Projeto de Lei nº 1.814/2020, dos vereadores Tânia Bastos (Republicanos),  Paulo Messina (MDB),  João Mendes de Jesus (Republicanos),  Dr. Carlos Eduardo (Pode),  Junior da Lucinha (PL),  Prof. Célio Lupparelli (DEM),  Reimont (PT),  Zico (Republicanos),  Luciana Novaes (PT),  Eliseu Kessler (PSD),  Felipe Michel (PP),  Professor Adalmir (PP),  Marcello Siciliano (PP),  Dr. Gilberto (PTC),  Tarcísio Motta (PSOL),  Jorge Felippe (DEM) e Vera Lins (PP).

Projeto de Lei nº 1.762/2020 (1/1), dos vereadores Dr. Jorge Manaia (PP),  Leonel Brizola (PSOL),  Cesar Maia (DEM),  Dr. Carlos Eduardo (Pode),  Jones Moura (PSD) e Vera Lins (PP).

Projeto de Lei nº 1.805/2020, dos vereadores Dr. Carlos Eduardo (Pode),  Thiago K. Ribeiro (DEM),  Marcelo Arar (PTB),  Prof. Célio Lupparelli (DEM),  Matheus Floriano (PSD),  Dr. Jairinho (SD),  Renato Moura (Patriota),  Marcello Siciliano (PP),  Alexandre Isquierdo (DEM),  Welington Dias (PDT),  Cesar Maia (DEM),  Átila A. Nunes (DEM),  Leonel Brizola (PSOL),  Eliseu Kessler (PSD),  Dr. Gilberto (PTC),  Inaldo Silva (Republicanos),  Zico Bacana (Pode),  Luciana Novaes (PT),  Dr. João Ricardo (PSC),  Junior da Lucinha (PL),  Professor Adalmir (PP),  Fátima da Solidariedade (SD),  Jorge Felippe (DEM),  Rafael Aloisio Freitas (Cidadania),  João Mendes de Jesus (Republicanos),  Marcelino D’Almeida (PP),  Dr. Jorge Manaia (PP),  Dr. Marcos Paulo (PSOL),  Paulo Pinheiro (PSOL),  Teresa Bergher (Cidadania),  Luiz Carlos Ramos Filho (PMN),  Reimont (PT),  Willian Coelho (DC),  Jones Moura (PSD),  Rosa Fernandes (PSC),  Tânia Bastos (Republicanos),  Major Elitusalem (PSC),  Veronica Costa (DEM) e Paulo Messina (MDB).