Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 11 de Julho de 2020

Parlamento aprova memorial às vítimas e programa de combate à covid-19 nas favelas

23/06/2020

Em mais uma sessão extraordinária, o Plenário Virtual da Câmara do Rio aprovou nesta terça-feira (23) o Programa Emergencial para o Combate ao Coronavírus nas Favelas durante a Pandemia (Projeto de Lei nº 1.755/2020) e a criação e um memorial para as vítimas do novo coronavírus (Projeto de Lei nº 1.792/2020). Os dois projetos foram votados em 1ª discussão e voltam para uma segunda apreciação.

Reimont (PT) lembra que o Rio tem mais de 700 favelas, com cerca de 1, 6 milhão de moradores,  e que, até o presente momento,  já foram detectados 2 mil casos de coronavírus nas comunidades, com 433 mortes distribuídas em 13 favelas. "O vírus chegou no Brasil pela classe média que estava no exterior e quem paga o preço com a vida é povo mais pobre", condenou. Felipe Michel (PP), que propôs a criação do memorial às vítimas da covid-19 explica que a ideia é desenvolver um espaço virtual, sem custos para os cofres públicos, com a utilização de recursos do setor privado.

No começo da sessão, o vereador Felipe Michel (PP) foi eleito para compor a Comissão de Esporte e Lazer, integrada pelos vereadores Ítalo Ciba (Avante) e Professor Adalmir (PP). Em outra sessão extraordinária realizada em seguida, foi aprovado em 1ª discussão o Projeto de Lei Complementar nº 174/2020, que estabelece incentivos para o pagamento de contrapartida no licenciamento e legalização de construções na cidade. O projeto recebeu oito emendas, das quais sete foram aprovadas. Acompanhe tudo o que acontece no Legislativo carioca pelo canal da Rio TV Câmara no Youtube (https://www.youtube.com/user/tvcamarario), no Twitter (https://twitter.com/camarario) e no portal (www.camara.rj.gov.br).

Autorias:

Projeto de Lei nº 1.792/2020 - Felipe Michel (PP),  Dr. Jairinho (SD),  Professor Adalmir (PP),  Marcelo Arar (PTB),  Marcello Siciliano (PP),  Dr. Carlos Eduardo (Pode),  Junior da Lucinha (PMN),  Fernando William (PDT),  João Mendes de Jesus (Republicanos),  Jorge Felippe (DEM),  Matheus Floriano (PSD),  Inaldo Silva (Republicanos) e Ítalo Ciba (Avante), que institui o Memorial às Vítimas da Pandemia do Novo Coronavírus ? Covid-19).

Projeto de Lei nº 1.755/2020 - Reimont (PT),  Tarcísio Motta (PSOL),  Luciana Novaes (PT),  Marcelo Arar (PTB) e Leonel Brizola (PSOL).