Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 11 de Julho de 2020

Suspensa cobrança de empréstimos consignados

18/06/2020

Um acordo entre a Prefeitura do Rio, bancos e financeiras credoras garantiu a suspensão dos pagamentos dos empréstimos consignados do funcionalismo público municipal, enquanto durar o estado de calamidade pública na cidade.

Servidores da ativa, inativos e nomeados foram beneficiados com a negociação. As regras e detalhes do acordo foram divulgados hoje no Diário Oficial do Município por meio de decreto municipal .

A ideia partiu do presidente da Câmara do Rio, vereador Jorge Felippe (DEM), que procurou representantes dos bancos e da Prefeitura em busca de uma solução conciliatória.
"Estou muito feliz de ter construído a solução sobre os consignados dos servidores da cidade. A proposta que fizemos aos representantes dos bancos melhora o quadro para os trabalhadores e evitou a judicialização que prejudicaria os servidores. O acordo é ainda mais abrangente e melhor para esse momento de crise, ajudando cerca de 200 mil famílias", comentou o parlamentar.(veja vídeo)

Na semana passada, o Legislativo carioca aprovou, em primeira discussão, um projeto de lei encaminhado pelo Executivo, que trata da suspensão da cobrança dos empréstimos consignados. Mas, antes mesmo da aprovação em última discussão, o acordo foi celebrado.

A negociação garantirá fôlego financeiro aos servidores municipais. A expectativa do Executivo é que esses recursos sejam redirecionados ao comércio que vem sofrendo com os efeitos do isolamento social em decorrência da pandemia. Pelo acordo, o saldo devedor será refinanciado e poderá ser pago em até 12 anos, sem cobrança de juros.