Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 11 de Julho de 2020

Câmara cria diploma para homenagear trabalhadores durante a pandemia

26/05/2020

A Câmara da Rio criou nesta terça-feira (26) o Diploma de Reconhecimento e Gratidão aos trabalhadores envolvidos em atividades essenciais durante a pandemia de Covid-19. Por ter rito específico, o Projeto de Resolução nº 30/2020,  proposto pela Mesa Diretora com a coautoria de todos os vereadores, foi aprovado em 1ª discussão em 5ª sessão,  voltando para mais cinco sessões em 2ª discussão. A exemplo dos profissionais da área de saúde, serão agraciados trabalhadores de transportes públicos, segurança pública, coleta de lixo, supermercados, drogarias e farmácias, frentistas, entregadores de mercadorias como alimentos e medicamentos, entre outros.

Em 2ª discussão, os vereadores aprovaram o programa de informação a parentes de pacientes internados com o novo coronavírus. O Projeto de Lei nº 1.780-A/2020 prevê que, enquanto perdurar a pandemia,  as informações aos familiares deverão ser prestadas de forma ininterrupta,  com clareza e objetividade,  utilizando meio de comunicação com ampla adesão popular. Também em 2ª discussão foi aprovada a criação de regras para atuação profissional de servidores e prestadores de serviço da Prefeitura durante a pandemia (Projeto de Lei 1.730/2020). Os projetos seguem para sanção ou veto do prefeito Marcelo Crivella.

Em 1ª discussão,  os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei nº 1.741/2020, da vereadora Teresa Bergher (CIDADANIA), que estabelece obrigatoriedade de uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) durante o período de vigência do estado de emergência, com o fornecimento de máscaras, luvas e todos os equipamentos necessários a evitar e/ou dificultar o contágio do novo coronavírus pelo estabelecimento, público ou privado,  com sede no município. Este projeto volta à Ordem do Dia em 2ª discussão.

A próxima sessão do Plenário Virtual foi convocada para quinta-feira (28) às 15h. Acompanhe pelo canal da Rio TV Câmara no Youtube (https://www.youtube.com/user/tvcamarario), no Twitter (https://twitter.com/camarario) e no portal (www.camara.rj.gov.br).

Autorias

Projeto de Lei nº 1.780-A/2020 – Prof. Célio Luparelli (DEM),  Leonel Brizola (PSOL),  Paulo Pinheiro (PSOL),  Rosa Fernandes (PSC),  Renato Moura (PATRIOTA),  Rafael Aloisio Freitas (CIDADANIA),  Tânia Bastos (REPUBLICANOS),  Cesar Maia (DEM),  Marcello Siciliano (sem partido),  Jorge Felippe (DEM),  Marcelo Arar (PTB),  Willian Coelho (DC),  Marcelino D’Almeida (PP),  Jones Moura (PSD),  Átila A. Nunes (DEM),  Inaldo Silva (REPUBLICANOS),  Felipe Michel (PP),  Welington Dias (PDT),  Matheus Floriano (PSD),  Professor Adalmir (PP),  Tarcísio Motta (PSOL),  Dr. Marcos Paulo (PSOL),  Major Elitusale(PSC),  Vera Lins (PP),  Teresa Bergher (CIDADANIA),  Paulo Messina (MDB),  Dr. Carlos Eduardo (PODE),  Luiz Carlos Ramos Filho (PMN),  Fernando William (PDT),  Reimont (PT),  Zico (REPUBLICANOS),  Eliseu Kessler (PSD),  Rocal (PSD) e Veronica Costa (DEM).

Projeto de Lei 1.730/2020 – Fernando William (PDT).