Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 11 de Julho de 2020

LDO: Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida repetirá metas para 2021

25/05/2020

A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira realizou audiência pública na segunda-feira (25) para conhecer as propostas para a LDO da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQVE), que planeja manter em 2021 as mesmas metas previstas para 2020. As propostas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 estão presentes no Projeto de Lei nº 1.784/2020.

A presidente da Comissão, vereadora Rosa Fernandes (PSC), cobrou informações sobre os critérios para a distribuição de cestas básicas. A parlamentar afirma que a Prefeitura está fragmentada, sem controle ou garantia de que um indivíduo possa estar sendo atendido ao mesmo tempo por mais de um programa, enquanto outros estão desassistidos.

O vereador Tarcísio Motta (PSOL) também criticou a ausência de uma política estrutural da Prefeitura que olhe a cidade como um todo e considerou tímida a meta de manter em 220 o número de idosos no programa de transferência de renda “Idoso Carioca”.

O subsecretário Thiago Almeida da Silva informou que a pasta está distribuindo 2, 7 mil cestas básicas. A identificação dos beneficiados é realizada por coordenadores e supervisores que monitoram os idosos e passam para a demanda para a equipe técnica da Secretaria.

Já o vereador Fernando William (PDT) afirma que a tendência de aumento no percentual de idosos na população demanda um planejamento da Prefeitura, mesmo que no momento ainda não exista recursos para implementação. De acordo com o vereador, é necessário saber quantos idosos estão abaixo da linha da miséria ou precisam de apoio do governo. “Precisamos de um plano de ação para os idosos na cidade”, afirmou. O subsecretário Thiago Almeida da Silva informou que a Prefeitura pretende apresentar um Plano Municipal para a Pessoa Idosa após finalizar um trabalho de mapeamento da situação dos idosos na cidade.