Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 05 de Abril de 2020

PPP poderá garantir vaga para crianças da lista de espera da Prefeitura em creches na rede particular

14/02/2020

Devido à grande procura por vagas em creches, os vereadores Petra (PDT) e Professor Adalmir (PSDB) propuseram o Projeto de Lei nº 1.464/2019, que institui o Programa Educação Infantil para Todos, que oferece vagas em creches da rede particular de ensino, mediante parceria público-privada (PPP).

De acordo com a proposta, o programa é destinado ao atendimento da demanda excedente à oferta de vagas às crianças nas listas de espera das creches municipais. As escolas interessadas em firmar parceria deverão se cadastrar junto à Secretaria Municipal de Educação, informando a disponibilidade de vagas.

"A utilização da estrutura já existente do setor privado se mostra como um mecanismo de melhor utilização das verbas públicas, com um investimento muito mais baixo e relativamente constante, sem a necessidade de alocação de grandes recursos para a construção dos prédios e estruturas necessárias. Considerando a grave conjuntura financeira atual, ações e iniciativas como estas se mostram importantes, pois atendem à demanda daqueles que dela necessitam", justificam os parlamentares.

Ao consolidar o convênio, as instituições serão responsáveis e obrigados a manter sob sua guarda e proteção o menor até ser devolvido aos responsáveis ou uma pessoa de sua família, ministrar suporte pedagógico à criança sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação, não cobrar qualquer taxa de natureza dos alunos beneficiários do projeto, encaminhar controle de frequência dos alunos mensalmente e garantir que o aluno beneficiário do programa receba os mesmo tratamentos dos alunos particulares.

Só poderão participar do programa crianças formalmente inscritas nas redes públicas e que estejam aguardando na lista de espera por uma vaga de acordo com as normas da Secretaria de Educação.

facebook You Tube Instagram CMRJ Fotos Câmara Rio Twitter