Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 05 de Abril de 2020

Divulgação do Disque 153 é obrigatória em estabelecimentos públicos

06/02/2020

Tornar obrigatória a divulgação do número de emergência da Guarda Municipal "Disque 153", ampliando sua divulgação e garantindo que a população carioca utilize um canal de comunicação rápido e seguro com a corporação. Este é o objetivo do vereador Jones Moura (PSD), ao aprovar a Lei nº 6.715/2020 na Câmara Municipal do Rio. O serviço permite ligações de telefone fixo ou celular, gratuitamente, e funciona 24 horas por dia.

Desde 2015, as operadoras de telefonia fixa disponibilizam em suas redes o código 153 da Guarda Municipal como serviço público de emergência. O serviço permite ao cidadão enviar denúncias ou solicitar atendimento emergencial e em situação de urgência. O número é usado nacionalmente.

A legislação em vigor estabelece que a divulgação do "Disque 153" deverá ser feita nos veículos e nas unidades da Guarda Municipal do Rio e, ainda, nos estabelecimentos públicos e em todos os meios digitais ou impressos confeccionados pelo município.

"Acreditamos que, ao facilitar a comunicação entre a população e a Guarda Municipal, aumentaremos o número de atendimentos e a resolução das demandas da sociedade, levando mais segurança e satisfação a todos os cariocas", justifica o parlamentar.

facebook You Tube Instagram CMRJ Fotos Câmara Rio Twitter