Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 05 de Abril de 2020

Mais segurança na realização de compras com cartões

04/02/2020

Dar ciência, em tempo real, ao titular do cartão de crédito e/ou débito de todas as transações realizadas, de forma a permitir a imediata identificação do uso indevido ou irregular. Esse é o objetivo da Lei nº 6.709/2020, de autoria do vereador Dr. Carlos Eduardo (SD). A lei, sancionada pelo prefeito Marcelo Crivella, já em vigor, obriga as operadoras a executar esse serviço.
De acordo com a legislação, a comunicação relativa à transação financeira deverá ocorrer preferencialmente através de mensagem de texto (SMS), sendo facultada a utilização dos demais aplicativos disponibilizados pelas operadoras.

Procon alerta para o aumento do número de fraudes
Não é difícil encontrar amigos e conhecidos que já caíram em algum tipo de fraude com cartão de crédito, clonado ou com compra não realizadas. O Brasil ocupa a segunda colocação entre os países que mais sofrem fraudes com cartões de crédito, débito e pré-pago, atrás apenas do México. Os brasileiros apresentaram o maior percentual de "comportamento de risco": 11% disseram que respondem a e-mails ou telefonemas pedindo dados bancários. No Canadá, apenas 5% dos entrevistados apresentam esse comportamento, e 8% nos Estados Unidos. No Brasil, 15% dos entrevistados também afirmaram anotar e levar na carteira a senha do cartão.

O que Fazer Quando Você Descobre a Fraude
Para que a vítima não descubra facilmente o golpe, normalmente, os criminosos fazem compras com valores baixos, entre R$ 100, 00 e R$ 150, 00. E, ainda, para não chamarem a atenção, as compras são parceladas em várias prestações.Caso você caia em fraude com o seu cartão de crédito, procure o banco e/ou a operadora do seu cartão ou faça uma reclamação no Procon.
Fonte: https://www.procononline.com.br

facebook You Tube Instagram CMRJ Fotos Câmara Rio Twitter