Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 27 de Fevereiro de 2020

Altinho é patrimônio cultural da Cidade do Rio

24/01/2020

Modalidade esportiva com a marca do carioca, o altinho é agora Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro. A chancela ao esporte foi conferida por meio da Lei nº 6711/2020, de autoria do vereador licenciado Felipe Michel (PSDB).

O esporte, que tem despontado como uma das atividades físicas mais saudáveis e democráticas,  é praticado à beira-mar por crianças e adultos. Um dos aspectos mais interessante desse jogo é a existência de poucas regras, não sendo permitido apenas usar as mãos.  O objetivo é não deixar a bola cair no chão e para mantê-la no ar, vale usar a cabeça, os pés, as coxas e o peito. E para começar a jogar, bastam duas pessoas e uma bola.

O autor da legislação destaca que, assim que o altinho começou a se popularizar pelas praias e aparecer em jornais e revistas, também aumentou a quantidade de praticantes. "As meninas estão entre as mais entusiasmadas. Deixaram o preconceito de lado e hoje muitas delas conseguem brincar tranquilamente no meio de vários homens sem fazer feio", acrescenta Felipe Michel.

A lei está em vigor desde janeiro e estabelece que o Poder Executivo, através de seus órgãos competentes, apoiará as iniciativas que visem à valorização e divulgação deste esporte, bem como suas competições ou demonstrações nas praias da cidade. Made in Rio, a modalidade já está se alastrando pelas praias do Brasil!