Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 23 de Setembro de 2020

Secretário de Fazenda garante o pagamento do 13º salário do funcionalismo ainda este ano

19/12/2019

Em reunião nesta quinta-feira (19) na Sala da Presidência da Câmara do Rio, os vereadores receberam o secretário Municipal de Fazenda, Cesar Barbiero, para explicar a situação financeira do município. Barbieiro prometeu pagar o 13º salário do funcionalismo ainda esse ano e o salário de dezembro até o próximo 5º dia útil.

Cesar Barbiero falou que a Prefeitura tem R$ 686 milhões no caixa para fazer os pagamentos, incluindo o duodécimo da Câmara do Rio, que deverá ser pago ainda hoje, e do Tribunal de Contas do Município (TCM), que deverá ser pago amanhã. A expectativa é que até o 5º dia útil do próximo mês (8 de janeiro) o caixa municipal chegue a cerca de R$ 1, 3 bilhão, restando, entretanto, um débito de R$ 250 milhões com fornecedores.

Entre as fontes de receita apresentadas pelo secretário, a Prefeitura do Rio conta com R$ 180 milhões do Programa Concilia Rio, R$ 25 milhões que serão doados do Fundo da Procuradoria Geral do Município, R$ 139 milhões de receita patrimonial, R$ 85 milhões de royalties, R$ 200 milhões do Fundeb, R$ 400 milhões de ISS, R$ 40 milhões já aprovados pela Câmara do Rio e R$ 22 milhões de recursos próprios.

Os vereadores agendaram uma reunião com o secretário para o próximo dia 7, para analisar o processo de arrecadação. Segundo o presidente da Câmara, vereador Jorge Felippe (MDB), a Câmara se manterá em vigília informal para acompanhar a situação fiscal do município. Uma planilha oficial com as previsões de receitas e despesas foi solicitada ao secretário.