Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 02 de Abril de 2020

Viradão Cultural no calendário carioca

Foto de:   Foto: Reprodução

18/12/2019

O mês de abril poderá contar com um super evento cultural na cidade do Rio de Janeiro. Na Câmara do Rio, tramita o Projeto de Lei nº 509/2017, do vereador Zico Bacana (PODE), que institui o Viradão Cultural Carioca. Na verdade, a cidade realizou em 2009 o seu primeiro Viradão Cultural. A última edição foi em 2013. A ideia é que, com a aprovação da proposição, o evento seja efetivado como política pública do município, com data marcada para acontecer, sempre no último fim de semana de abril.

Entre os objetivos do Viradão Cultural Carioca estão propiciar espaço para diferentes expressões artísticas e culturais; sensibilizar acerca da importância de eventos culturais; fomentar o turismo e o acesso gratuito a espetáculos; e valorizar o centro histórico e promover manifestações artísticas e culturais nas referências dos bairros. O evento deverá ter duração de 24 horas ininterruptas, e contemplar manifestações artísticas e culturais em diversos bairros da cidade do Rio. Para agradar a todos os públicos, as atrações deverão contemplar a diversidade das faixas etárias, e possibilitar a participação de novos talentos e de artistas consagrados.

Além disso, a pluralidade de formas de expressão artística e a espontaneidade de manifestações culturais deverão ser contempladas, com apresentação, exposição e oficinas de artes plásticas, visuais e performance; literatura; atividade circense; cultura popular e artesanato; dança; teatro; entre outros.

A proposta estabelece ainda que o Viradão Cultural Carioca poderá ser antecedido por festivais de menor porte, realizados pelas superintendências de supervisão regional. O objetivo é que estes festivais sirvam de triagem para a seleção das atrações que farão parte do evento principal. Será criado o selo ‘Eu Participo do Viradão Cultural Carioca’, a ser concedido aos espaços privados, devidamente regularizados, que queiram aderir à programação do evento, mediante contrapartidas e critérios a serem fixados em regulamento próprio.

O Poder Executivo será o garantidor da infraestrutura necessária para a realização do Viradão Cultural Carioca, o que compreende, entre outros pontos, fiscalização e segurança pública; ordenação do sistema viário; postos médicos e resgate móvel; banheiros químicos; locais para disposição e coleta dos resíduos gerados, preferencialmente segregados para encaminhamento à reciclagem; e limpeza.

Para o autor do projeto de lei, os benefícios do evento para a cidade do Rio de Janeiro extrapolam a esfera cultural. "Ele possui um efeito em cascata que movimenta e leva benefícios a diversas áreas da economia carioca, como comércio e prestação de serviços", afirma Zico Bacana. O vereador lembra ainda que as edições realizadas no Rio contaram com a adesão do público carioca, e registrou, também, uma grande presença de visitantes de outras cidades e estados.

facebook You Tube Instagram CMRJ Fotos Câmara Rio Twitter