Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 02 de Abril de 2020

Farmácias e drogarias deverão fornecer embalagem para transportar insulina

17/12/2019

Diabetes é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. No Brasil, há cerca de 14 milhões de brasileiros portadores da doença, posicionado em 4º lugar em todo o planeta.

O vereador Petra (PDT) criou o Projeto de Lei nº 1.463/2019, que determina que farmácias, drogarias e demais estabelecimentos que comercializam insulina ficam obrigados a fornecer embalagem para transporte refrigerado.

Em sua justificativa, o parlamentar diz que a insulina deve ser armazenada e transportada com muito cuidado para garantir suas propriedades. Nos estabelecimentos comerciais, a insulina deverá ser mantida em refrigeração entre 2 e oito 8 graus centígrados, para manter sua estabilidade.

O autor acrescenta como recomendação que a insulina seja colocada dentro da gaveta de legumes, nunca na porta, pois existe uma grande variação de temperatura.

O descumprimento da lei prevê multa de R$ 2 mil ao infrator, além da cassação de seu alvará de funcionamento.

facebook You Tube Instagram CMRJ Fotos Câmara Rio Twitter