Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 02 de Abril de 2020

Lei pode reduzir o valor da conta de água dos cariocas

16/12/2019

A Lei n° 6.634/2019, de autoria dos vereadores Eliseu Kessler (PSD) e Thiago K. Ribeiro (MDB), regulamenta a instalação de equipamento que elimina a entrada do ar na tubulação de água.

Vários consumidores percebem um valor mais alto na conta de água, mas poucos sabem que o motivo pode ser a entrada de ar no cano de abastecimento. Em geral, acontece quando há interrupção no abastecimento, execução de serviços de manutenção na rede e, principalmente, quando a falta de água e cria espaço para a passagem de ar.

O aumento no valor da conta paga pelo usuário ocorre em função do ar acumulado, que o hidrômetro contabiliza e cobra, injustamente, como consumo de água.

Com a lei, o consumidor poderá solicitar à concessionária do serviço de fornecimento de água, a instalação do aparelho na tubulação de água, no ramal de entrada de sua residência, comércio, serviço ou indústria. O valor do equipamento poderá ser parcelado em até quatro vezes. Os novos usuários, de acordo com a lei, terão seus hidrômetros instalados conjuntamente com o eliminador de ar.

facebook You Tube Instagram CMRJ Fotos Câmara Rio Twitter