Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 16 de Dezembro de 2019

Comissão debate situação de expositores das feiras de artes na cidade do Rio

28/11/2019

A Comissão Especial que acompanha o cadastramento e o assentamento dos expositores da Feira Hippie de Ipanema se reuniu, nesta quinta-feira (28), na Câmara do Rio, com representantes da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI). Presidida pela vereadora Rosa Fernandes (MDB), a reunião contou com a presença do vereador Rafael Aloisio Freitas (MDB), relator da comissão, que ainda tem como membro o vereador Inaldo Silva (REPUBLICANOS).

Rosa Fernandes se mostrou preocupada com a situação de expositores que, no momento, trabalham protegidos por uma liminar da Justiça e que estariam ameaçados de serem retirados da feira de Ipanema. De acordo com a parlamentar, são profissionais que estão há mais de 30 anos na feira, e que precisam de tranquilidade para atuarem em seus ofícios. A vereadora criticou os métodos utilizados para a avaliação dos trabalhos dos artesãos e cobrou que o Poder Executivo visite as feiras que estão espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro. "As pessoas precisam trabalhar, produzir e ganhar dinheiro; e nós, do Executivo e do Legislativo, precisamos buscar caminhos para dar oportunidades", reforçou.

O secretário Municipal de Cultura, Adolpho Konder, anunciou que as visitas às Feiras Especiais de Artes (Feirartes), incluindo a de Ipanema, já estão no radar da Prefeitura, e prometeu que ninguém será retirado de seus locais de trabalho. Propôs que a comissão e a secretaria pensem, de forma conjunta, em soluções para regularizar a situação dos artesãos. "As pessoas precisam ter a garantia de seus futuros. São gerações diferentes que passam pela feira", afirmou o gestor, que avalia também a possibilidade de capacitação dos profissionais.

Já no próximo domingo (1º), a Comissão Especial e a Secretaria de Cultura deverão visitar a Feira Hippie de Ipanema. Na ocasião, a vereadora Rosa Fernandes sugeriu que algum representante da pasta tranquilize os trabalhadores, com a notícia de que ninguém será retirado da feira. A parlamentar ressaltou ainda a necessidade de se definir um desenho das Feirartes da cidade do Rio de Janeiro e debater os equívocos dos processos de seleção passados, o próximo edital, antes de sua publicação, e as dificuldades enfrentadas pelos expositores.