Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2019

Dispositivo sonoro alertará moradores para descarte imediato do lixo

07/11/2019

O Brasil enfrenta dificuldades para descartar seu lixo de maneira adequada, principalmente os resíduos sólidos. Diariamente, as cidades emitem uma enorme quantidade de lixo e grande parte desses detritos não são processados, sequer recolhidos, muitas vezes por culpa dos cidadãos, que não os disponibilizam para a coleta.

Como forma de mitigar o problema, o vereador Zico (PTB) apresentou o Projeto de Lei n° 1.446/2019, que obriga os caminhões de coleta a emitir um alerta sonoro para advertir os moradores sobre a sua passagem no logradouro. Esse som, garante o vereador, "vai auxiliar para que os moradores sejam lembrados que o caminhão de lixo se aproxima, para que dê tempo de o lixo ser disponibilizado e recolhido".

Zico alerta que o descarte antecipado vem acarretando vários problemas, principalmente quando o lixo é revirado por alguma finalidade ou mesmo por animais. "Há relato de situações em que coletores clandestinos selecionam o que lhes interessa e descartam o restante do material em qualquer local, incluindo terrenos baldios e áreas de preservação ambiental", aponta o autor.

Segundo o parlamentar, "o dispositivo musical facilitaria o reconhecimento da chegada do carro de coleta, de forma que as pessoas depositassem seu lixo com a aproximação do veículo, evitando que o mesmo seja espalhado pela rua, entupindo os bueiros, o que provoca alagamentos", adverte.
Os caminhões de recicláveis circulam duas vezes na semana na área central da cidade, uma vez por semana nos bairros e uma vez por mês no interior do município. De acordo com a proposta, o sinal sonoro deverá respeitar os limites de decibéis estabelecidos pela legislação vigente.