Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 21 de Janeiro de 2020

Hospitais e maternidades informarão sobre deficiências e doenças crônicas de recém-nascidos

Foto de:   Reprodução

08/10/2019

Em busca de dar mais informações e orientações para os pais no momento do nascimento de seus filhos, o vereador Marcelo Arar (PTB) apresentou à Câmara do Rio o Projeto de Lei nº 1.368/2019, que obriga hospitais e maternidades a darem assistência às parturientes em que seja constatado algum tipo de deficiência ou doença crônica em seus filhos recém-nascidos que exija tratamento especial.

De acordo com a proposição, as unidades de saúde deverão fornecer à parturiente – ou pessoa que a represente – informações relativas à deficiência ou patologia detectada no bebê, e orientações sobre os cuidados especiais a serem tomados. A unidade também deve listar instituições especializadas na assistência à pessoa portadora de deficiência ou com patologia específica, sendo elas públicas ou conveniadas.

O parlamentar entende que "os hospitais e maternidades possuem mais informações sobre o caso do que os pais dos bebês, e, portanto, uma orientação nesses casos será uma boa ajuda".