Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

Parlamento carioca recebe princesa da Nigéria para estreitar laços entre os países

Foto de:   ASCOM

10/09/2019

O Legislativo municipal realizou na noite de terça-feira (3) uma reunião com a princesa da Nigéria, a doutora Toyin Kolada. O encontro teve como objetivo estreitar os laços entre Brasil e Nigéria, além de incentivar a criação de projetos culturais e sociais, principalmente na favela do Jacarezinho. A iniciativa foi do vereador Tiãozinho do Jacaré (REPUBLICANOS).

A princesa Toyin Kolada falou sobre a conexão brasileira com os orixás e divindades de religiões advindas da África, como a umbanda e o candomblé. De acordo com ela, todo o embasamento das religiões nasceu em Ifé, cidade nigeriana berço do povo iorubá. A princesa também expressou seu amor pelo Brasil e sua vontade de criar instituições na cidade do Rio para jovens carentes, além de incentivar mulheres a começarem seus próprios negócios.

O vereador Tiãozinho agradeceu a presença da princesa e de sua comitiva no Palácio Pedro Ernesto e anunciou que deu entrada a um projeto de lei que atesta as cidades do Rio de Janeiro e de Ifé como cidades-irmãs. Segundo o parlamentar, o objetivo é integrar as duas cidades para o desenvolvimento de projetos na área educacional e social. "Essa reunião com o povo da Nigéria é muito importante para nós, pois é uma maneira de trocar experiências", disse.

A princesa e sua comitiva vieram ao Rio de Janeiro por um pedido do rei supremo de Ifé, Ooni de Ifé, após sua passagem pela cidade em maio do ano passado. A vinda da princesa busca unir o povo negro e, segundo ela mesma, "mostrar aos nossos irmãos que eles não estão sozinhos".