Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

Vereador Matheus Floriano fala sobre experiência no Executivo e expectativas para o mandato

05/09/2019

Matheus Gabriel Silva (DEM), carioca, 34 anos, assumiu o seu primeiro mandato de vereador pelo Rio de Janeiro no dia 16 de abril, como primeiro suplente do vereador afastado Carlo Caiado, que assumiu uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Em seu discurso de posse, prometeu cobrar do Executivo a aplicação das leis e trabalhar pela melhora do relacionamento institucional entre os Poderes, para tornar a Câmara Municipal mais forte e mais independente. Dentre suas principais bandeiras, destacam-se o investimento em educação, saúde e segurança pública, bem como o desenvolvimento do esporte e a preservação dos valores da família. "Por meio do esporte, tiraremos os jovens da ociosidade e da criminalidade, bem como integraremos os idosos às práticas saudáveis de vida", garante. A ASCOM conversou com o parlamentar, que apresenta um pouco mais de sua trajetória política.

ASCOM: Como surgiu seu interesse pela vida pública?

R: Meu pai, Francisco Floriano, já está na política há muitos anos e minha participação nos grupos jovens da igreja começou a me motivar a participar da vida pública. Comecei, então, a desenvolver um interesse em cuidar das pessoas, associando a esse trabalho a minha formação acadêmica. Como sou pós-graduado em gestão pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV), com graduação em Economia pela mesma instituição, resolvi aceitar o desafio e me lancei candidato a vereador em 2016, obtendo 8.620 votos, apenas 71 a menos que o necessário para ser eleito. Hoje, como vereador, eu me sinto muito feliz e motivado para trabalhar pela cidade do Rio de Janeiro e pela melhora da qualidade de vida do povo carioca.

ASCOM:
E como tem sido ser vereador de uma das maiores cidades do país?

R: Assumi em abril deste ano e venho participando junto às frentes parlamentares, comissões especiais e comissões parlamentares de inquérito. Isso me permite conhecer bem de perto as relações políticas e as demandas dos cidadãos. Vejo o Rio com um potencial gigantesco para o esporte e pretendo estimular essa atividade para integrar os jovens e os idosos na dinâmica da cidade. Venho trabalhando muito com o vereador afastado Felipe Michel, hoje secretário municipal de envelhecimento saudável, para apresentar soluções esportivas que possam incrementar e dinamizar a vida e a saúde dos cariocas. Já estamos trabalhando em algumas proposições. Estamos aguardando apenas alguns trâmites para submeter ao Plenário.

ASCOM: O senhor trabalhou no gabinete do prefeito antes de assumir a vaga no parlamento carioca. Que experiências o senhor traz para o Legislativo municipal?

R: Minha passagem pela Prefeitura foi muito proveitosa. Participei ativamente do processo de interação entre o Executivo e o Legislativo. Essa relação é muito dinâmica. Ora é boa, ora é difícil. Vivi os dois lados da relação e percebi o quão importante é a Casa de Leis para o andamento das políticas públicas a serem implementadas pela Prefeitura. O Executivo não tem pernas para agir se não compuser um bom arranjo no parlamento. E é para esse bom relacionamento que venho trabalhando.

ASCOM: O senhor chegou na Câmara já participando das discussões sobre o processo de impeachment do prefeito Marcelo Crivella. Como foi essa experiência?

R: Foi um processo de muita aprendizagem. Estudei com profundidade a peça acusatória, a defesa do prefeito e os pareceres da CPI. Posso afirmar que foi realizado um trabalho sério com o qual aprendi muito sobre a importância da correção dos atos administrativos e suas consequências políticas e administrativas. Foi um desafio muito proveitoso que contribuiu muito para a minha experiência política.