Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

Unidades de saúde deverão oferecer equipamentos adaptados para exames

Foto de:   Reprodução

03/09/2019

O último censo demográfico feito pelo IBGE no ano de 2010 aponta que 46, 6 milhões de pessoas declararam ter pelo menos um tipo de deficiência. Isso representava 29, 6% da população brasileira daquela época. Porém, mesmo com o número expressivo, ainda são poucas as unidades de saúde que são adaptadas para essas pessoas.

Pensando nisso, o vereador Welington Dias (PRTB) apresentou o Projeto de Lei nº 1.293/2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade de fornecimento de equipamentos adaptados na rede municipal de saúde.

A medida determina que todas as unidades de saúde deverão disponibilizar equipamentos adaptados para a realização de exames e que esses equipamentos deverão ser distribuídos de forma eficiente para que todas as regiões da cidade comportem, pelo menos, um aparelho adaptado para cada exame disponível.

Para o autor da proposição, "a efetivação da cidadania perpassa pelo acesso à saúde, e a falta de acessibilidade dos equipamentos impossibilita que as pessoas portadoras de deficiências realizem os exames que necessitam. É de conhecimento geral que os exames são necessários para o diagnóstico de diversas doenças, e que um exame realizado tardiamente poderá resultar em alguma sequela ou até mesmo na morte do paciente", afirmou.