Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

Canudos fornecidos no município serão de material exclusivamente biodegradável

Foto de:   Reprodução

02/09/2019

A evolução da sociedade e o crescimento demográfico acarretou o uso cotidiano e cada vez maior de acessórios plásticos, cujo descarte irregular tem causando danos incalculáveis à natureza. Cientistas americanos descobriram que, de 1950 até 2015, foram gerados 8, 3 bilhões de toneladas métricas de plástico. Desse total, 6, 3 bilhões de toneladas se tornaram resíduos, sendo menos de 10% reciclado.

Visando a buscar medidas que suavizem os danos causados pelo grande volume de plástico descartado na natureza, os vereadores Thiago K. Ribeiro (MDB) e Marcello Siciliano (PHS) elaboraram a Lei nº 6.458/2019, que obriga bares, restaurantes, lanchonetes, barracas de praia, ambulantes e similares autorizados pela Prefeitura a usarem e fornecerem canudos fabricados exclusivamente com material biodegradável ou reciclável, individuais e hermeticamente embalados com material semelhante.
Esta lei revoga lei anterior que previa o uso de material biodegradável, mas não de forma exclusiva. Para os autores, é fundamental incentivar o uso desses materiais, pois "produtos fabricados com materiais biodegradáveis possuem uma decomposição mais rápida na natureza, uma vez que são compostos por itens orgânicos degradados por agentes biológicos naturais, evitando a contaminação do solo, dos rios, do ar, enfim, do planeta", explicam.

A legislação proíbe que os canudos sejam fabricados de plástico oxibiodegradável, estabelecendo uma multa de R$ 3 mil aos estabelecimentos que infligirem a medida. Na reincidência, o valor da penalidade dobrará. Para os autores, o canudo plástico é um ofensor da natureza quando descartado incorretamente. "Os novos canudos de material biodegradável serão uma boa saída, já que possuem uma decomposição mais rápida na natureza, facilitando sua degradação", explicam os parlamentares.