Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

Balanço Legislativo (27, 28 e 29 de agosto de 2019)

29/08/2019

Na semana legislativa de 27 a 29 de agosto, o destaque foram as reuniões promovidas por iniciativa da presidência da Câmara, para discussão e detalhamento de propostas do Executivo, com a participação dos secretários de Urbanismo e da Fazenda, Fernanda Tejada e Cesar Barbiero, respectivamente.

Durante as discussões plenárias, o parlamento rejeitou os vetos do Poder Executivo a dois projetos da Casa. Um deles, o Projeto de Lei nº 723/2018, de autoria da vereadora Teresa Bergher (PSDB), que obriga o metrô a apresentar planos operacionais durante grandes eventos na cidade do Rio; e o Projeto de Lei nº 1.065/2018, de autoria do vereador Dr. João Ricardo (MDB), que dá o nome de Dr. George Sterblitch à maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto.

Em 2ª discussão foram aprovados o Projeto de Lei nº 980/2018, do vereador Luiz Carlos Ramos Filho (Pode), que trata da circulação de cães nas praias cariocas; o Projeto de Lei nº 757/2018, da vereadora Vera Lins (PP), que permite o trânsito de táxis nos corredores viários do BRT; o Projeto de Lei nº 689/2017, do vereador Marcelino D'Almeida (PP), que cria o bairro Jabour, pela subdivisão do bairro de Senador Camará (Área de Planejamento 5 - AP 5); o Projeto de Lei nº 1.157/2019, dos vereadores psolistas Renato Cinco,   Tarcísio Motta e Babá, que altera o nome da estação BRT (Bus Rapid Transit - transporte rápido por ônibus) de Centro Olímpico para Estação Vila Autódromo; e o Projeto de Lei nº 1.425/2019, das Comissões de Justiça e Redação, de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público, do Meio Ambiente, de Cultura, de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social e de Segurança Pública, que proíbe a Secretaria Municipal de Cultura expandir o horário de qualquer tipo de evento que desrespeite a Lei do Silêncio, principalmente nas áreas residenciais.

Também foram aprovados em 2ª discussão o Projeto de Lei nº 1.100/2018, do vereador Jair da Mendes Gomes (PMN), que obriga as unidades de saúde públicas municipais a divulgarem, em local de fácil visualização, a lista de funcionários presentes; o Projeto de Lei nº 1.277/2019, de autoria do vereador Leonel Brizola (PSOL), que dá o nome Parque Madureira Beth Carvalho ao Parque Madureira; o Projeto de Lei Complementar de nº 81/2018, que determina a presença de brigada profissional de bombeiros civis em estabelecimentos como shoppings, casas de show e campus universitários e outros, de autoria do Poder Executivo; e o Projeto de Lei Complementar nº 70/2018, do vereador Rafael Aloisio Freitas (MDB), que dispõe sobre as condições relativas à construção, licenciamento e regulamentação da atividade econômica hostel na cidade do Rio de Janeiro.

Já em 1ª discussão, foram aprovados os Projetos de Lei Complementar nº 102/2019, de autoria do Executivo, que estabelece novos critérios, normas de uso e de ocupação do solo, com o objetivo de atualizar a legislação urbanística e organizar, revitalizar e dinamizar uma determinada área em Jacarepaguá; e o Projeto de Lei Complementar nº 93/2018, de autoria dos vereadores Prof. Célio Lupparelli (DEM), Dr. Carlos Eduardo (SD), Dr. Jairinho (MDB), Thiago K. Ribeiro (MDB) e do vereador afastado Carlo Caiado, que dispõe sobre o uso do terreno localizado no Condomínio Riviera Del Fiori, na Barra da Tijuca.