Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

Instalada CPI que vai apurar irregularidades no contrato da Transolímpica

Foto: ASCOM

29/08/2019

A Câmara do Rio instalou nessa quarta-feira (28) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar irregularidades no contrato do município do Rio com a concessionária ViaRio S.A, responsável pela Transolímpica. Os parlamentares elegeram Alexandre Isquierdo (DEM) como presidente e Matheus Floriano (DEM) como relator.

Isquierdo informou que, na primeira reunião a ser agendada pela CPI, convocará técnicos do Tribunal de Contas do Município (TCM) para questionamentos. "São muitas indagações sobre os contratos e precisamos de respostas", afirmou.

O vereador Thiago K. Ribeiro (MDB), que também compõe a CPI, sugeriu a seus pares que a comissão aborde a questão do pedágio da Transolímpica, que possui tarifa de R$ 7, 50 para carros de passeio. "É um absurdo. Toda a população de Jacarepaguá, Taquara e Tanque têm que pagar esse valor ou utilizar outras vias que se encontram em más condições. Precisamos nos debruçar sobre essa questão que afeta diretamente a população carioca", disse.

"Precisamos entender se realmente houve alguma irregularidade no contrato de concessão. Se ficar comprovado que sim, buscaremos uma diminuição na tarifa do pedágio, ou até mesmo a suspensão da cobrança. Através da CPI, estudaremos qual será a melhor solução para a sociedade", informou o relator, vereador Matheus Floriano.

Também estiveram presentes à reunião de instalação da CPI os vereadores Inaldo Silva (REPUBLICANOS), membro titular, e Leonel Brizola (PSOL), suplente.