Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

Idosos receberão incentivo para fazer turismo na cidade

Foto de:   Reprodução

27/08/2019

A vereadora Fátima da Solidariedade (PSC) quer incentivar idosos a realizarem passeios turísticos pela cidade e apresentou o Projeto de Lei n°1.192/2019, para que a população idosa a utilize os equipamentos, serviços e programas culturais, educacionais, esportivos e recreativos disponíveis no município.

A medida propõe a criação de convênios, parcerias e instrumentos de cooperação com a iniciativa privada e outros órgãos públicos, com o objetivo de garantir o acesso da população idosa às atividades turísticas na cidade, como ecoturismo, visitas a museus, bibliotecas e sítios de valor histórico, artístico e paisagístico, entre outros.

O programa ainda busca criar uma rota turístico-cultural pelas atrações da cidade, fornecendo meios de transporte adequados e garantindo acessibilidade aos idosos com deficiência ou mobilidade reduzida; viabilizando a gratuidade ou tarifa mais vantajosa quando for possível; e capacitando guias e monitores para acompanhamento dos passeios.

Caberá ao Poder Executivo regulamentar a periodicidade, os pontos de partida e de destino dos passeios para formar uma agenda permanente de atividades turísticas para idosos.

Segundo a vereadora, "levar à população idosa a oportunidade de fazer passeios turísticos na cidade com regularidade é algo que está ao alcance do Poder Público, sem maior impacto no orçamento, pois os lugares e equipamentos a serem visitados já existem, assim como a gratuidade do transporte público para os mesmos", argumentou.