Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

Taxistas cobram regras para transporte por aplicativos

Foto de:   ASCOM

26/08/2019

Vereadores receberam na quinta-feira (22) cerca de 300 taxistas que vieram discutir o Projeto de Lei Complementar nº 78/2018, de autoria dos vereadores Jorge Felippe (MDB) e Vera Lins (PP), que institui regras e normas para o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiro na cidade do Rio.

A Comissão de Transportes e Trânsito solicitou um estudo aos técnicos do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE-UFRJ contendo análise técnico-ambiental do impacto no tráfego e na mobilidade urbana desses transportes no município do Rio de Janeiro. O estudo já foi entregue e publicado no Diário Oficial da Câmara Municipal. "Não poderíamos deliberar sobre a matéria sem antes um estudo detalhado sobre a mobilidade urbana na nossa cidade e o impacto desses aplicativos. Ficou comprovado que há um grande impacto desses carros no município, em especial no Centro e na Zona Sul. A Câmara Municipal não fugirá de suas responsabilidades e debaterá o tema com seriedade para construir uma legislação moderna que atenda, acima de tudo, a população carioca", defendeu o presdidente da Câmara Jorge Felippe.

O vereador Leonel Brizola (PSOL) lembrou que a concorrência dos aplicativos está desleal com os taxistas e solicitou que o Executivo cobre das empresas de aplicativos os impostos devidos. "Não acredito que apenas 105 mil carros de aplicativos estejam rodando na cidade. Precisamos provocar o prefeito para que ele cobre os impostos dessas empresas, que farão uma grande diferença na recuperação financeira da cidade", disse.

Representantes da categoria relataram o momento que os taxistas vêm enfrentando. "Os taxistas estão sofrendo e não estão conseguindo sobreviver. O Uber é uma praga", afirmou o presidente do Sindicato dos Taxistas, Marcos Bezerra.

Participaram da reunião os vereadores Alexandre Isquierdo (DEM), presidente da Comissão de Transportes e Trânsito; Luiz Carlos Ramos Filho (PODE), vogal; Tarcísio Motta (PSOL), Babá (PSOL), Zico Bacana (PHS), Italo Ciba (Avante), Fernando William (PDT), Paulo Pinheiro (PSOL), Rocal (PTB), Welington Dias (PRTB) e a deputada federal Laura Carneiro.

Está prevista para a próxima quinta-feira (29) a realização de uma Audiência Pública para discutir o estudo elaborado pela COPPE-UFRJ.