Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

Taxistas se reúnem com vereadores

Foto; ASCOM

22/08/2019

Os vereadores receberam na quinta, 22, cerca de 300 taxistas que vieram discutir sobre o Projeto de Lei Complementar nº 78/2018, de autoria do vereador Jorge Felippe (MDB), presidente da Câmara Municipal do Rio, que institui regras e normas para o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiro na cidade do Rio.

A Comissão de Transportes da Casa solicitou um estudo aos técnicos do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE-UFRJ uma elaboração e análise técnico-ambiental do impacto no tráfego e na mobilidade urbana desses transportes no município do Rio de Janeiro. O estudo já foi entregue e publicado no Diário Oficial da Câmara Municipal e no próximo dia 29 de agosto, quinta-feira, será realizada audiência pública para apresentação do estudo. "Não poderíamos deliberar sobre a matéria sem antes um estudo detalhado sobre a mobilidade urbana na nossa cidade e o impacto desses aplicativos. Ficou comprovado que há um grande impacto desses carros no município, em especial no Centro e Zona Sul. A Câmara Municipal não fugirá de suas responsabilidades e debaterá o tema com seriedade para construir uma legislação moderna que atenda, acima de tudo, a população carioca", defendeu o presidente Jorge Felippe.

O vereador Brizola Neto (PSOL) lembrou que a concorrência dos aplicativos está desleal com os taxistas e cobrou que o Executivo cobre impostos devidos às empresas de aplicativos. "Não acredito que apenas 105 mil carros de aplicativos estejam rodando na cidade. Precisamos provocar o prefeito para que ele cobre os impostos dessas empresas, que fará uma grande diferença na recuperação financeira do município", disse.

Representantes da categoria relataram o momento que os taxistas vêm enfrentando. "Os taxistas estão sofrendo e não estão conseguindo sobreviver. O Uber é uma praga. E hoje o único remédio que os taxistas acreditam para essa praga é o PLC nº 78/ 2018", disse o presidente do Sindicato dos Taxistas, Marcos Bezerra.

Participaram da reunião os vereadores Alexandre Isquierdo (DEM), presidente da Comissão de Transportes da Câmara; Luiz Carlos Ramos Filho (Podemos), Tarcisio Motta (PSOL), Babá (PSOL), Zico Bacana (PHS), Italo Ciba (Avante), Fernando Willian (PDT), Paulo Pinheiro (PSOL), Rogério Rocal (PTB), Wellington Dias (PRTB) e a deputada federal Laura Carneiro.