Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

Comissão promove evento no Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

Foto: ASCOM

22/08/2019

A data foi comemorada com um evento realizado na segunda-feira (19), no Salão Nobre da Câmara do Rio, e reuniu representantes de instituições que atuam na defesa dos direitos humanos. A iniciativa foi da Comissão Especial que trata do tema, presidida pelo vereador Reimont (PT). Na ocasião, houve o lançamento do livro Flores Amarelas, de autoria do assistente social Marcelo Jaccoud.

A mesa de honra contou com a presença de Elicarla Alvares, representante do Movimento Nacional da População de Rua; Roberta Ribeiro, assessora de Direitos Humanos e Minorias do Ministério Público do Rio; Janaína Castilho, representante do mandato da vereadora Luciana Novaes; Vania Rosa, representante da população usuária de drogas do município e colaboradora da organização; e Paloma Correa, representante da Defensoria Regional dos Direitos Humanos.

Um dos temas discutidos pelos membros da mesa de honra e convidados foi o decreto municipal que trata da internação compulsória de pessoas em situação de rua. Segundo os participantes, a medida é equivocada porque atinge tanto os sem teto com dependência química e envolvidos com tráfico de drogas quanto os demais que vivem nas ruas por outras necessidades, como desemprego, abandono de idosos e violência doméstica, entre outras dificuldades.

Diante desse cenário, o público presente relatou experiências pessoais de viver ou ter vivido nas ruas. O parlamentar esclareceu que a solução do problema é o acesso à moradia, à educação, ao trabalho, à saúde, aos direitos civis e sociais. Ao final da reunião, o vereador Reimont convidou todos os presentes para um ato realizado na escadaria principal do Palácio Pedro Ernesto em apoio a essa população.

Integram ainda a Comissão Especial criada para acompanhar, estudar e analisar a conjuntura da população em situação de rua no Rio os vereadores Jones Moura (PSD), relator, e Veronica Costa (MDB).