Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

Escolas municipais visitam o parlamento carioca

Foto: ASCOM

13/08/2019

O Projeto Carioquinha na Câmara segue encantando alunos e professores da rede pública de ensino do Rio. Esta semana, duas escolas foram presenteadas com um divertido passeio pelo legislativo carioca. Na terça-feira (06), 34 alunos da Escola Municipal Professor Ary Quintella, em Brás de Pina, puderam conhecer o Palácio Ernesto. Já na quinta-feira (08), 39 alunos da Escola Municipal Eusébio de Queiroz, localizada no bairro de Padre Miguel.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história do legislativo carioca e o espaço onde são feitas as leis e onde são votadas, além de participar da dinâmica de ser vereador por um dia. Na visita, conheceram o Plenário, o Salão Nobre, a Sala Inglesa e as obras de arte espalhadas pelo Palácio Pedro Ernesto. Aprenderam sobre a importância do papel do vereador, além de reconhecer a importância do voto.

Em uma das visitas, os alunos foram recebidos pelo vereador Marcello Siciliano (PHS), que explicou o funcionamento da Câmara Municipal. O parlamentar falou sobre a importância de estudar e correr atrás dos seus sonhos. "Minha maior felicidade é ver meus filhos formados, e o maior presente que nós temos na vida é poder estudar e aprender".

Sempre muito atenta, a aluna Júlia Vitória, de 11 anos, foi bastante participativa. "Queria melhorar a infraestrutura da minha escola, pois o ar condicionado, os ventiladores e o quadro estão bem precários", comentou Júlia durante a dinâmica.

O estudante Caio Alessandro, de 10 anos, também sugeriu melhorias para a escola. "Eu reformaria a quadra de esportes por conta do sol e colocaria mais professores de artes e inglês", contou.

Para a professora, Claúdia Crispim, o envolvimento dos alunos com a política é essencial. "A participação é capaz de despertar o interesse das crianças pela nossa Legislação, seus direitos e deveres como cidadão. Eu pretendo, através dessa aula passeio, colocar em prática a questão da cidadania", afirmou.