Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2019

Legislativo municipal de portas abertas aos estudantes cariocas

Foto: ASCOM

12/08/2019

Eleitores do futuro, os alunos da cidade do Rio de Janeiro encontram as portas da Casa Legislativa abertas. De forma divertida, eles aprendem, por meio do Projeto Carioquinha na Câmara, sobre cidadania e consciência política. O objetivo é aproximar a juventude do Poder Legislativo municipal.

Alunos do 8º e do 9º anos da rede pública de Educação visitam o Palácio Pedro Ernesto desde 2016. O projeto, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, já trouxe à Casa Legislativa estudantes de diversas escolas da cidade.

Neste primeiro semestre do ano, 19 escolas visitaram a Câmara do Rio, totalizando cerca de 800 alunos. De agosto até novembro, serão mais 20 escolas. As visitas ocorrem todas as terças e quintas-feiras, a partir das 9 horas.

Ao chegarem à Casa, os estudantes são recebidos pela equipe do Cerimonial para uma visita guiada pelo Palácio, onde são apresentados às obras de seu acervo, como pinturas, esculturas, vitrais, peças em mármore e afrescos, além de mobiliário de época. Os alunos visitam também o Plenário, onde aprendem noções de processo legislativo, ordenamento jurídico brasileiro e divisão dos Poderes do Estado.

Em sua primeira visita à Câmara do Rio, o estudante Leonardo Pereira, de 13 anos, da Escola Municipal Professor Carneiro Felipe, localizada no bairro de Marechal Hermes, brincou de ser vereador por um dia. "Quero sugerir um projeto de segurança nas escolas, pois a violência está crescendo cada dia mais.
Eu também trocaria os portões para ter mais saídas e entradas".

O estudante Breno de Oliveira, de 15 anos, da Escola Municipal Dorcelina Gomes da Costa, que fica no bairro Pechincha, comentou que a visita foi incrível e que voltará em breve. Ele também apresentou propostas para sua escola. "Mudaria as salas de aulas, a quadra, os banheiros. Precisa de uma mudança radical".