Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

Convocados faltam ao depoimento à CPI que investiga uso abusivo de contratos sem licitação

Reprodução: ASCOM

09/08/2019

Na tarde de quinta-feira (8), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instituída para investigar contratações sem o devido processo licitatório pela Prefeitura do Rio se reuniu para ouvir quatro testemunhas. Entretanto, os convocados não compareceram.

Os servidores Jorge Luiz Ferreira, Walter Teixeira da Silveira, Daniel Azevedo Moreira e Alexandre Xavier Machado faltaram à reunião, sem justificativa. O presidente da CPI, vereador Major Elitusalem (PSC), protestou, afirmando tratar-se de um desrespeito com o Legislativo carioca. “Entendo que essa não tenha sido uma decisão dos servidores, mas de seus superiores”, especulou. Neste sentido, Átila A. Nunes (MDB) afirmou parecer uma ação orquestrada, com orientação da chefia. “Não é a primeira vez que isso acontece. É um desrespeito assustador”, lamentou.

Elitusalem propôs e a comissão aprovou a condução coercitiva dos faltosos para uma nova reunião, previamente marcada para a próxima quinta-feira, dia 15.

A CPI solicitou um levantamento à Prefeitura constando todos os contratos celebrados pela administração direta e indireta com dispensa de licitação, com a indicação do número do processo, do beneficiário, do valor, do embasamento legal, e principalmente, da motivação. O objetivo é verificar se houve irregularidades e qual o prejuízo ao erário.

Durante a reunião, o vereador Átila A. Nunes foi eleito relator da CPI, que é composta também pelo Dr. Jorge Manaia (SD); Tiãozinho do Jacaré (PRB); e Prof. Célio Lupparelli (DEM). Paulo Pinheiro (PSOL) e Professor Adalmir (PSDB) são suplentes.