Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2019

Moradores podem instalar telas mosquiteiras em janelas e sacadas de condomínios

08/08/2019

Em 2019, até 8 de junho, foram registradas 366 mortes por dengue em todo o país. O número é 2, 6 vezes maior que no mesmo período de 2018, que registrou 139 óbitos. Segundo informações do Ministério da Saúde, foram confirmados 596.381 casos da doença ? um aumento de 700% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o número de casos prováveis (que ainda não foram confirmados nem descartados) é ainda pior: 1.127.244 contra 170.628 em 2018.

Além da eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, uma medida simples e efetiva é a instalação de telas protetoras. Nesse sentido, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou a Lei nº 6.584/2019, do vereador Cesar Maia (DEM), que permite a instalação de tela mosquiteira nas janelas e sacadas dos condomínios edilícios, desde que respeitados os padrões estabelecidos em assembleia. A lei prevê que se a assembleia não se reunir para definir os parâmetros que devem ser utilizados, o condômino poderá proceder à instalação, sob a condição de não alterar a fachada do empreendimento.

Cesar Maia argumenta que a proposição assegura o direito dos moradores de usarem e fruírem de todos os espaços de seus imóveis, desde que preservada a vontade soberana da maioria dos condôminos, lembrando que tal ação foi fundamental para ajudar países a vencer doenças como a malária.

"Atualmente, algumas administradoras de condomínio impedem os condôminos de instalar a referida tela nas suas janelas e sacadas. Contudo, tal medida é equivocada, visto que aumenta a possibilidade de que os residentes no imóvel sejam afetados por doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, a zika e a chikungunya", explica o autor.