Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

Moradores poderão colocar cestas de lixo suspensas na calçada

08/08/2019

Muitos moradores da cidade do Rio de Janeiro deixam o seu lixo no chão, na porta de casa, aguardando a coleta feita pelos profissionais da Comlurb. Contudo, com as chuvas, esse lixo acaba sendo levado pela força das águas, entupindo galerias, bueiros e ralos, prejudicando, assim, o escoamento das águas pluviais.

Pensando nisso, o vereador Jair da Mendes Gomes (PMN) apresentou o Projeto de Lei nº 1.252/2019, que altera a Lei nº 3.273/2001, para permitir a colocação de lixo domiciliar em cestas no logradouro, quer seja montada sobre pedestal, pilarete ou qualquer outro dispositivo de sustentação, desde que não dificulte a circulação dos pedestres ou a entrada e saída das edificações. Outra exigência é que o material seja depositado nos horários e condições estabelecidos e definidos pela Comlurb.

Segundo especificação do projeto, a cesta de lixo deverá ser instalada a altura máxima de 1, 20 metros, obedecendo à distância de 60 centímetros a partir do muro da residência, devendo garantir a distância mínima de um 1, 30 centímetros para a livre circulação nas calçadas. Os custos relativos à instalação das cestas de lixo são de inteira responsabilidade do morador.

"O acúmulo de lixo é prejudicial à cidade porque provoca infestação de ratos, baratas e mosquitos. Isso sem contar com a contribuição para alagamentos. Por esse motivo, apresentei esse projeto e conto com a aprovação pelos meus pares", defendeu o vereador Jair da Mendes Gomes.