Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

Estratégias e soluções para colônias de animais é tema de debate no parlamento carioca

Foto: ASCOM

07/08/2019

O vereador Dr. Marcos Paulo (PSOL) realizou na segunda-feira (5) um debate público sobre a situação das colônias de animais na cidade do Rio de Janeiro. Estiveram presentes representantes de diversas ONGs, instituições, ambientalistas e protetores de animais.

Compuseram a mesa de honra a coordenadora de zoonoses da Subsecretaria de Vigilância (Subvisa), Patrícia Nunes Bastos; o técnico da Centro de Controle de Zoonoses Paulo Barroso Filho, George França; o comandante do Grupamento de Defesa Ambiental da Guarda Municipal, Inspetor André Luiz de Almeida; e o comandante do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Rodrigo Sanglard.

Dr. Marcos Paulo criticou o Decreto nº 46.237/2019, editado pelo prefeito Marcelo Crivella, que, segundo o parlamentar, "criou mais confusão e dificuldades para os cuidadores de animais" do que o previsto na Lei nº 6.435, de 27 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a proteção e bem-estar dos animais, as normas para a criação e comercialização de cães e gatos e define procedimentos referentes a casos de maus-tratos a animais no município do Rio de Janeiro.

"A problemática do abandono e da produção desordenada de animais em nossa cidade é preocupante. O orçamento da Subsecretaria de Bem-Estar Animal (SUBEM) vem caindo drasticamente. A meta de atendimento em 2017 foi de 71 mil, quando foram atendidos 45 mil. Dos 71 mil atendimentos previstos para 2018, apenas 21 mil foram realizados. Se mantivermos a meta de investimento, dos 81 mil atendimentos previstos para 2019, apenas 9 mil serão realizados", alertou o vereador.

Os participantes debateram controle populacional e manejo de animais, castração, assistência veterinária e formas de incentivo à adoção. O parlamentar se prontificou a agendar uma reunião com as ONGs e protetores junto à SUBEM para agilizar as demandas por mais espaço pós-operatório, cartilhas de informações sobre maus-tratos e redução de idade e aumento do porte de animais aceitos para castração.