Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2019

Produtos orgânicos podem compor cardápio da rede hospitalar municipal

Foto de:   Reprodução

06/08/2019

As refeições nos hospitais da rede municipal de saúde poderão se tornar mais saudáveis com a inclusão de produtos orgânicos ou de base agroecológica. Proposta do vereador Junior da Lucinha (MDB), no Projeto de Lei nº 1.104/2018, determina que a alimentação dos pacientes seja preparada com, no mínimo, trinta por cento desses produtos.

No texto do projeto, o vereador sugere que a inclusão de alimentos orgânicos na rede ocorra anualmente, de maneira escalonada e gradual. "No primeiro ano, após a sanção da lei, serão adquiridos 10% de alimentos orgânicos ou de base agroecológica, e assim sucessivamente nos anos seguintes até atingir os 30%, pelo menos", explica Junior da Lucinha.

De acordo com o vereador, a iniciativa objetiva também criar uma cultura de substituição dos alimentos oriundos da agricultura tradicional. "O uso de agrotóxicos é usual nas plantações rurais e o projeto quer incentivar a troca desses produtos por alimentos orgânicos, por serem mais saudáveis, principalmente para os doentes internados nos hospitais", declarou.

Outro importante fator, ressaltado pelo parlamentar, é melhorar a qualidade dos pratos servidos aos pacientes. "Há informações científicas de que estes alimentos reúnem mais vitaminas, minerais e outros nutrientes do que aqueles cultivados no âmbito da agricultura tradicional, favorecendo a recuperação dos pacientes hospitalizados na rede pública municipal", afirmou o vereador.