Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 23 de Agosto de 2019

Informe Mesa Diretora: servidores são capacitados para utilizar pregão eletrônico

Foto de:   ASCOM

02/08/2019

O pregão eletrônico fornece mais transparência na compra de materiais e serviços, além de aumentar a competitividade e reduzir custos. A Mesa Diretora quer adotar a tecnologia na Câmara do Rio. Para melhorar a eficiência nos gastos públicos, nos dias 15 e 16 de julho, a Casa capacitou dezoito servidores, que concluíram o curso Pregão Eletrônico e aprenderam a utilizar a ferramenta Comprasnet.

O Comprasnet foi instituído pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para permitir a realização de processos eletrônicos de aquisição de bens, contratação de serviços e outras atividades de relação entre o Poder Público e a iniciativa privada. O portal amplia a competitividade entre as empresas por meio de um cadastro nacional de fornecedores que podem acessar os editais de licitação e participar dos processos. Mas a principal vantagem da ferramenta é permitir a qualquer cidadão a visualização dos gastos do governo, aumentando a transparência da gestão.

O portal da ferramenta Comprasnet na web auxilia o gestor púbico e o empreendedor por meio de orientações sobre legislação, procedimentos e tutoriais. O site ainda permite que o cidadão acompanhe e fiscalize todos os gastos realizados pelos órgãos públicos, contribuindo para o combate à corrupção.

O treinamento é dividido em duas partes: a teórica e a prática do pregão eletrônico, além de citar os princípios e competências do pregoeiro. A instrutora Ana Paula Costa, da Fundatec, destaca que o curso fornece uma visão geral da ferramenta e ainda permite que os estudantes realizem atividades práticas por meio de uma base de treinamento da Comprasnet.

"A principal vantagem do pregão eletrônico é trazer mais transparência para a gestão. O cidadão consegue acessar tudo o que está sendo comprado pelo órgão e verificar o valor e o status da compra. O Comprasnet também gera mais segurança para o pregoeiro, uma vez que todos os atos ficam registrados no sistema. Outra vantagem é ampliar a competitividade. O aumento de interessados com possibilidade de participar pode reduzir o preço das aquisições. A tendência é acabar extinguindo a modalidade presencial e ficar apenas a eletrônica", afirma a instrutora.

De acordo com Tânia Ferreira Gomes Vasconcelos, da Comissão de Registro de Preços da Diretoria de Material e Serviços, a nova modalidade de licitação vai ser implantada no Legislativo carioca para melhorar a celeridade e a transparência. "Não haverá mais o problema de licitação deserta, porque teremos contato com os fornecedores do Comprasnet. Teremos ainda a possibilidade de trabalhar de forma mais transparente. Vai melhorar significativamente para todos", declarou.