Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

CPI das Enchentes: parlamentares querem audiência sobre contratos sem licitação

Foto de:   ASCOM

02/08/2019

Pela segunda vez, o presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Hélio Cabral, não compareceu à audiência promovida pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para apurar os fatos e consequências causados pelos temporais que atingiram a cidade do Rio de Janeiro em fevereiro de 2019. A primeira convocação foi no dia 27 de junho. Em seu lugar, compareceu a técnica do órgão, Gláucia Macedo.

Segundo a servidora, ela foi comunicada sobre a oitiva poucos minutos antes do início do evento. Ela informou também aos parlamentares que não possui conhecimento sobre o objeto de investigação da CPI e que não poderia responder aos questionamentos.

A vereadora Rosa Fernandes (MDB), membro da Comissão, propôs dispensar a servidora e convocar mais uma vez o presidente da empresa para uma próxima oitiva, o que foi aprovado pelos demais integrantes. A data prevista é 8 de agosto.

Em seguida, os parlamentares deliberaram sobre as próximas ações. O presidente da Comissão, vereador Tarcísio Motta (PSOL), propôs a realização de uma audiência pública para a apresentação do relatório final produzido pelo Grupo de Trabalho composto por técnicos de todos os órgãos que participaram das audiências. O documento trará propostas para solucionar os problemas vividos pelas pessoas que sofreram os impactos das chuvas e que persistem até agora. Os bairros e regiões visitados foram Horto, Barra de Guaratiba, Vidigal, Paula Ramos, Manguinhos, Jacarezinho, Babilônia, Vargens, Jardim Maravilha, Rocinha e Fallet-Fogueteiro. Motta propôs ainda a realização de uma audiência conjunta com a CPI de Obras Inacabadas para discussão das recentes denúncias que apontam a celebração de contratos emergenciais sem licitação pela Prefeitura do Rio.

Também participou da audiência o vereador Renato Cinco (PSOL), relator da Comissão, e Tiãozinho do Jacaré (PRB), membro.