Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 23 de Agosto de 2019

Rio poderá contar com programa municipal de equoterapia

Foto de:   Reprodução

02/08/2019

O Projeto de Lei nº 1.288/2019, de autoria da vereadora Fátima da Solidariedade (PSC), institui o Programa Municipal de Equoterapia para pessoas com deficiência, altas habilidades, distúrbio comportamental e vítimas de acidentes.

A equoterapia é um método de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar, voltado para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, trabalhando concentração, atenção, disciplina, motivação, aumento de autoestima e confiança. De acordo com a proposta, o Poder Executivo poderá firmar convênio ou parceria com instituições públicas ou privadas visando à implantação do programa, cujas despesas com a execução correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento vigente.

Fátima explica que quanto mais estimulada a pessoa com deficiência física ou cognitiva, maior será sua qualidade de vida e as chances de inclusão social. "Temos como exemplo de sucesso da terapia mencionada o Centro de Equoterapia do Regimento de Polícia Montada, em Campo Grande, criado há mais de 20 anos, que já realizou cerca de 15 mil atendimentos de adultos e crianças, com resultados expressivos", afirma.