Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 23 de Agosto de 2019

Escolas visitam parlamento municipal

Foto de:   ASCOM

01/07/2019

O Projeto Carioquinha recebeu, na manhã dessa quinta-feira (27), 28 alunos da Escola Municipal Professora Eulália Rodrigues de Oliveira Vieira, localizada no bairro de Santa Cruz. O vereador Tarcísio Motta (PSOL) participou da visita dos estudantes ao Legislativo municipal.

O parlamentar explicou o funcionamento da Câmara Municipal aos jovens acadêmicos. "Os vereadores têm duas funções. Uma delas é a de fazer leis, assim como aprovar ou rejeitar as leis feitas pelo prefeito. É a função de legislar. A outra função é a de fiscalizar o Poder Executivo, para ver se estão cumprindo as suas funções", disse.

Acompanhados por professores e guiados pelo Cerimonial da Casa Legislativa, o grupo de estudantes conheceu as instalações do Legislativo, como o Plenário Teotônio Villela, onde acontecem as sessões plenárias, além de aprender, um pouco mais, sobre o Poder Legislativo e o papel dos vereadores e dos cidadãos cariocas.

O professor de geografia José Renato disse que os alunos, muitas vezes, dentro da escola têm apenas as disciplinas básicas e nem sempre podem discutir política e esclarecer dúvidas. "Essa visita à Câmara é importante para eles perceberem como funciona o Poder Legislativo, como se votam as leis que regem o município. Isso é fundamental para o exercício de cidadania por esses jovens, para que no futuro eles tenham clareza para escolher a melhor opção", ressaltou.

O Projeto Carioquinha na Câmara objetiva aproximar a juventude do Poder Legislativo municipal. Desenvolvido pelo Centro Cultural da Câmara do Rio desde 2016, leva alunos da rede pública de Educação para uma visita guiada pelo Palácio Pedro Ernesto.

Na mesma data, a Câmara Municipal do Rio também recebeu 17 jovens da Escola Parque, localizada na Barra da Tijuca.

O vereador Tarcísio Motta explicou aos alunos como funciona a votação durante as sessões legislativas e falou sobre a importância das audiências públicas para conhecer o posicionamento da sociedade sobre os temas que estão em votação. Também mostrou as galerias, o espaço reservado ao público para acompanhar as medidas e a tribuna Marielle Franco. Durante a visita, os estudantes fizeram uma simulação de votação de um projeto de lei e os alunos tiveram a oportunidade de defender sua proposta.

Acompanhante da classe durante a visita, a professora Elisabete Rovari afirmou que conhecer a sede do Legislativo é questão de cidadania. "A visita é fundamental para que os alunos tenham consciência política e senso crítico, pois eles são jovens que estão em época de decidirem a vida política do nosso país. Essa abertura faz com que eles aprendam como funciona o Legislativo. Que eles usem essa cidadania como recurso político para escolherem os candidatos que possam representá-los por quatro anos", explicou a docente.