Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 14 de Outubro de 2019

CPI do Túnel Acústico apresenta dados orçamentários e relatório de visita técnica

Foto: Ascom

28/06/2019

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) constituída para apurar o desabamento do Túnel Acústico Rafael Mascarenhas se reuniu, nessa quinta-feira (27), para apresentar dados orçamentários de manutenção e conservação estrutural das obras de arte especiais do município do Rio de Janeiro, como túneis, viadutos, pontes e passarelas. O relator da CPI, vereador Átila A. Nunes (MDB), leu também um relatório com informações sobre a visita ao túnel feita pelos membros do colegiado no último dia 25 de junho.

De acordo com o relatório, existem algumas precariedades exteriores na estrutura da obra, que podem ter contribuído com o desabamento. Os vereadores observaram que as calhas responsáveis pela dispersão da água da chuva estão obstruídas e entupidas, o que causa um acúmulo e, consequentemente, um sobrepeso na estrutura. Ainda conforme o relatório, foram retiradas aproximadamente 140 toneladas de lixo e vegetação da parte superior do túnel.

Convidado pela CPI, o engenheiro Manoel Lapa explicou que a vida útil de equipamentos urbanos comuns é maior do que a de obras de arte especiais. O representante do Sindicato dos Engenheiros afirmou ainda que, em boas condições de manutenção e conservação, as obras de arte especiais duram aproximadamente 50 anos. "Reparos precisam ser feitos periodicamente. A falta de manutenção, com certeza, foi uma das causas do desabamento", pontuou.

O presidente da CPI, vereador Reimont (PT), apresentou dados orçamentários que foram solicitados à Prefeitura do Rio por meio de um requerimento de informação. Os dados apontam que, em um período de 10 anos, o orçamento investido na construção e na recuperação de obras de arte especiais foi reduzido. Nos anos de 2017 e 2018, nenhuma ação foi realizada.

A próxima reunião da CPI está marcada para o dia 4 de julho. Serão convidados representantes do Tribunal de Contas do Município (TCM) e da Secretaria de Fazenda.

Os vereadores Matheus Floriano (DEM) e Paulo Pinheiro (PSOL), membros titulares, participaram da reunião.