Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 23 de Agosto de 2019

Escola Municipal da Ilha do Governador visita o Palácio Pedro Ernesto

Foto: Ascom

25/06/2019

O Projeto Carioquinha recebeu, na terça-feira (18), 33 alunos do 8° e 9° ano da Escola Municipal Leonel Azevedo, do bairro da Ilha do Governador. Os estudantes estiveram presentes no Palácio Pedro Ernesto e aprenderam sobre o funcionamento e a importância do Poder Legislativo. O projeto tem como objetivo apresentar aos estudantes o espaço onde se formulam políticas públicas.

Durante a visita, os alunos têm oportunidade de conhecer a história do Legislativo carioca, além de fazer uma simulação de votação e ser vereador por um dia, atuando no Plenário Pedro Ernesto, onde são elaboradas e aprovadas as leis.

O aluno Robert Martins, de 13 anos, explicou por que gostou de conhecer a Câmara Municipal. "Se um dia eu for vereador aumentarei a segurança nas escolas e contratarei mais professores para ajudar os alunos nas matérias mais difíceis", comentou o estudante.

O aluno Rocco Soares, de 13 anos, disse que o passeio foi bem produtivo. "Eu colocaria mais seguranças nas escolas, mais projetos de cultura e educação e mais ar-condicionado nas salas de aula", disse o aluno.

Responsável pelos jovens, a professora Monique da Silva afirma que a visita proporciona aos estudantes um grande aprendizado. "Os alunos tiveram a oportunidade de entender como funciona o parlamento e é muito importante para que eles se conscientizem sobre os direitos e deveres da cidadania", comentou.

O Projeto Carioquinha promove um concurso de redação em parceira com a Secretaria Municipal de Educação (SME), oferecendo prêmios aos três alunos melhores colocados e ao professor da redação campeã.