Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 23 de Agosto de 2019

Projeto valoriza memória e história dos bairros cariocas

18/06/2019

De autoria do vereador Eliseu Kessler (PSD), o Projeto de Lei nº 1.285/2019 cria o Projeto Rio Memórias e Histórias dos Bairros.

A medida tem como finalidade contribuir para a reconstrução da memória, história e nova historiografia dos bairros da cidade do Rio de Janeiro.

O vereador recomenda a formação de um grupo de trabalho para investigação da história oral e documental dos envolvidos, a coleta de depoimentos, fotos e a verificação dos dados. "A participação dos conselhos municipais, universidades, associações e instituições civis é fundamental para contrapor as diferentes versões da história do bairro, a partir das memórias dos moradores", diz Kessler.

O parlamentar acredita que o projeto vai resgatar a história dos bairros e recuperar a biografia da cidade com o levantamento dos dados, por meio da participação da população, do Poder Executivo e das Secretarias de Cultura e Educação.

"A proposta contribui para a reconstrução da memória e a elaboração da historiografia dos bairros da cidade do Rio de Janeiro", defende o parlamentar. Em sua justificativa, Eliseu cita uma frase do escritor Eduardo Fernandes da Paz que diz: "abandonar as verdadeiras histórias e memórias é esconder as origens".

A ideia é identificar na construção das histórias dos bairros um potencial transformador das realidades sociais e individuais. "Vamos valorizar, ao mesmo tempo, os sujeitos e suas biografias e recordações, como forma de construirmos a histórias dos bairros com os moradores, ora sendo entrevistados, ora entrevistadores", finaliza.