Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

CPI da Comlurb: Vereador apresenta relatório para membros da Comissão

12/06/2019

Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar o uso da máquina púbica pelo prefeito Marcelo Crivella em evento político-eleitoral, em especial da Comlurb, o vereador Thiago K. Ribeiro (MDB) apresentou, nesta quarta-feira (12), seu relatório aos membros do colegiado. Participaram da reunião a vereadora Teresa Bergher (PSDB), presidente da CPI, e os vereadores Prof. Célio Lupparelli (DEM) e Tiãozinho do Jacaré (PRB).

Para o relator, houve, de fato, um evento político realizado na quadra da Escola de Samba Estácio de Sá, em setembro do ano passado, além de falhas administrativas de alguns servidores da Comlurb, que já foram punidos pela administração da empresa. No entanto, de acordo com Thiago K. Ribeiro, o prefeito Marcelo Crivella não cometeu nenhum crime de responsabilidade. "Constatamos que o presidente da Comlurb fez realmente um convite, que seguiu aos gerentes da empresa, mas não houve uma imposição ou uma convocação para que os funcionários fossem ao evento", explicou.

Seguindo uma sugestão dada pela vereadora Teresa Bergher, o relator Thiago K. Ribeiro irá encaminhar seu relatório aos órgãos competentes, que incluem o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Eleitoral e o Tribunal de Contas do Município (TCM). O vereador lembrou ainda que já existe um processo transitando na Justiça Eleitoral. "Como contribuição, o relatório da CPI pode servir para embasar melhor as decisões no âmbito da Justiça Eleitoral", afirmou o parlamentar.

A presidente da Comissão, Teresa Bergher, disse que irá analisar o relatório do vereador Thiago K. Ribeiro, com o envio de algumas sugestões. Admitiu que, se suas considerações não forem incluídas no documento, irá votar em separado. "Está claro que foram usados veículos e recursos do município em benefício de uma causa particular. Isso não pode acontecer. Nossa obrigação é estar atentos e fiscalizar o Poder Executivo". Para a vereadora, além dos demais órgãos competentes, o encaminhamento do relatório para o Ministério Público Estadual é fundamental, pois, durantes as oitivas, houve contradições nos depoimentos de superintendentes e gerentes. "Alguns disseram que foram enganados. Acreditavam que estavam indo ao evento tratar do 14º salário, que estaria em atraso", informou.

No próximo dia 18, a Comissão irá se reunir mais uma vez para votar o relatório do vereador Thiago K. Ribeiro.