Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 12 de Novembro de 2019

Frente Parlamentar debate importância da economia solidária na cidade do Rio

Foto: ASCOM

12/06/2019

Em sua primeira reunião do ano, a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária, presidida pelo vereador Reimont (PT), recebeu, nessa segunda-feira (10), na Câmara do Rio, empreendedores do segmento para traçar um cronograma de atividades ainda no primeiro semestre. Entre as demandas levantadas pelo grupo, foi apontada a necessidade de retomada do Conselho Municipal de Economia Solidária (Condesol), regulamentado pelo Decreto nº 38.218/2013. Os trabalhadores destacaram também a importância de transformar o Decreto nº 34.388/2011, que cria o Circuito Carioca de Economia Solidária, em lei municipal.

Para os participantes, a aprovação de uma lei pela Câmara do Rio traria mais estabilidade e segurança ao segmento, que tem 18 pontos fixos espalhados pela cidade. São 50 estandes em cada ponto, que beneficiam diretamente cerca de 2.700 pessoas. "É preciso sensibilizar o prefeito Marcelo Crivella para que ele compreenda a importância da economia solidária para o Rio de Janeiro. Ela é boa para vocês, mas para a humanidade também, pois ajuda o mundo a ser melhor e o povo a se organizar", ressaltou o parlamentar, que considera fundamental o envolvimento do Executivo para a sustentabilidade dos trabalhadores do segmento.

Reimont sugeriu a criação de um grupo de trabalho, que irá se debruçar sobre os decretos criados pelo Poder Executivo e analisar a possibilidade da revisão deles, além da elaboração de uma nova lei que possa atender o segmento de economia solidária como um todo. O grupo se reunirá na terça-feira, dia 17, e contará com a participação de assessores do mandato do vereador. A Frente Parlamentar irá ainda realizar uma reunião no próximo dia 25, às 14h, no Salão Nobre, que deverá contar com a presença de outros vereadores que fazem parte da associação suprapartidária.