Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 26 de Junho de 2019

CPI da LAMSA realiza vistoria na via expressa

12/06/2019

A Comissão Parlamentar de Inquérito criada para investigar possíveis irregularidades no contrato de concessão do município do Rio de Janeiro e o Consórcio Linha Amarela S/A (LAMSA) realizou na última quinta-feira (6) uma visita técnica à via expressa com o intuito de vistoriar trechos que passaram por obras. Estiveram presentes os vereadores Fernando William (PDT), presidente da Comissão, Thiago K. Ribeiro (MDB), relator, Italo Ciba (AVANTE) e Alexandre Isquierdo (DEM), membros, e Babá (PSOL), suplente.

De acordo com os parlamentares, a Prefeitura pediu a suspensão do pedágio da Linha Amarela por 19 meses no sentido Fundão, sob a alegação de recomposição do equilíbrio econômico e financeiro do contrato de concessáo.

Além disso, o Poder Executivo cobra cerca de R$ 225 milhões relativos a uma obra feita em 2010, que teria sofrido sobrepreço comprovado por engenheiros e em delações feitas por fiscais.

De acordo com a concessionária, 100 mil veículos transitam diariamente na Linha Amarela, o que resulta em um valor de aproximadamente R$ 750 mil de arrecadação.

O vereador Fernando William aponta divergências. "São cobrados, em média, 100 mil automóveis, mas na realidade transitam 300 mil. Na previsão de obras, havia projetos na Avenida Salvador Allende e no viaduto de Bonsucesso. Os motoristas que passam pela via estariam pagando por obras que não tëm nada a ver com ela", explica.

Os parlamentares irão convocar técnicos da Prefeitura para confrontar as informações fornecidas pelos funcionários da concessionária.