Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 26 de Junho de 2019

CPI dos Camarotes aponta que ingressos foram vendidos antes da licitação

Foto: ASCOM

12/06/2019

Os sócios da empresa Caviar Festas e Eventos, que arrematou o camarote da Riotur no carnaval deste ano, um dia antes do início dos desfiles das escolas de samba, participaram, nessa terça-feira (11), da audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga suposto favorecimento na venda dos camarotes da Prefeitura do Rio em 2019. Presidida pela vereadora Rosa Fernandes (MDB), a CPI ouviu as testemunhas Washington Maia e Sabrina Maia, pai e filha que venceram também a licitação de 2018. Em 2019, o valor pago foi de R$ 22, 5 mil; no ano anterior, R$ 40 mil.

Washington Maia admitiu que não sabia que o camarote que estava sendo leiloado pertencia à administração do Executivo municipal do Rio de Janeiro. Informou ainda não conhecer nenhum servidor ou comissionado da Prefeitura, e que ficou sabendo do leilão por meio do Diário Oficial do Município. Ao ser questionado por Rosa Fernandes sobre a comercialização de ingressos ao público antes mesmo da licitação, Maia revelou que isso é uma prática comum no mundo do carnaval.

Os empresários revelaram ainda que a Caviar Festas e Eventos não obteve lucro no carnaval de 2018, e registrou prejuízo em 2019. Venderam cerca de 280 ingressos, para um espaço que comportava 100 pessoas, contradizendo informações enviadas pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) à CPI. Segundo a associação, é possível abrigar em torno de 400 pessoas.

Os vereadores Átila A. Nunes (MDB) e Tarcísio Motta (PSOL) se mostraram preocupados com os direitos dos consumidores, que adquirem seus ingressos de empresas sem saber que estas não são as vencedoras das licitações. "Estão vendendo antecipadamente ativos da Prefeitura, antes mesmo do leilão. Há uma total negligência do Poder Público", afirmou Tarcísio Motta.

Participaram ainda da reunião o membro e a suplente da CPI, Marcelo Arar (PTB) e Teresa Bergher, respectivamente (PSDB). Estiveram presentes também os vereadores Welington Dias (PRTB), Paulo Pinheiro (PSOL) e Fernando William (PDT).