Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 20 de Setembro de 2019

Comissões discutem direito à moradia e situação da população de rua

Foto de:   ASCOM

10/06/2019

O primeiro encontro aconteceu na sexta-feira (30) e contou com a participação da subsecretária de proteção básica e especial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Danielle Murtha, da defensora pública do Estado, Carla Beatriz Maia, da assistente social do Ministério Público, Meimei de Oliveira, e do representante da Pastoral do Povo da Rua de Duque de Caxias, Marcelo Sanuto.

O parlamentar aproveitou a ocasião para lembrar que a Comissão que acompanha a população em situação de rua já realizou ações, como o concurso e a exposição fotográfica com o tema "Cidadania em Situação de Rua". O objetivo foi alertar a sociedade para a necessidade de mobilização em torno da defesa e da promoção dos direitos e da dignidade das pessoas em situação de rua.

A subsecretária de proteção básica e especial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Danielle Murtha apresentou a estrutura da pasta e reconheceu que está aquém das necessidades dos usuários de serviços públicos. Ela também mencionou a Lei nº 6.350/2018, batizada de Maria Lucia Pereira, de autoria do parlamentar, citando as dificuldades de se constituir o comitê gestor intersetorial com a Prefeitura, criado pela legislação. Danielle falou também sobre a necessidade de realizar uma pesquisa sobre a realidade da população em situação de rua na cidade, visto que os dois estudos anteriores apresentaram resultados diferentes.

Meimei Oliveira informou que o Ministério Público vem realizando visitas aos equipamentos públicos este ano, e disse estar escandalizada com os relatos que está recebendo, especialmente sobre a precariedade das condições de trabalho dos profissionais que atuam junto aos setores mais carentes da sociedade. De acordo com a assistente social, o Ministério Público está se mobilizando para tomar as providências cabíveis.

A defensora pública Carla Maia agradeceu a parceria com a Comissão e declarou que "já passou da hora de todos os agentes públicos tomarem ciência do seu papel e assumirem sua responsabilidade no que concerne à efetivação dos direitos das pessoas em situação de rua". A defensora também reforçou que existe dificuldade para avançar na elaboração do comitê gestor intersetorial.

Ao final da reunião, o vereador Reimont (PT) pediu apoio para a composição do comitê gestor intersetorial. Também definiu a agenda de trabalho que inclui duas visitas: no dia 11 de junho, ao Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) da Central do Brasil, e no dia 12, à Unidade de Reintegração Social de Realengo.

O segundo evento aconteceu nessa sexta-feira (7), e foi destinado à discussão do direito à habitação e moradia. A reunião teve a presença de moradores de algumas comunidades e ocupações, além de representantes de entidades sociais e do poder público.

O vereador Reimont informou que encaminhará ofícios aos órgãos públicos sobre a situação da comunidade Paula Ramos, localizada acima do Túnel Rebouças, que teve uma parte de sua estrutura abalada após as chuvas de 2010, e sobre a ocupação da Gamboa, em frente à Cidade do Samba, que enfrenta uma ação judicial de reintegração de posse.