Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 26 de Junho de 2019

Frente Parlamentar discute projeto de lei que garante vaga nas escolas para atletas de clubes

Foto: ASCOM

06/06/2019

A Câmara do Rio realizou nessa quarta-feira (4) uma reunião da Frente Parlamentar de Análise e Aprimoramento das Políticas Públicas Desportivas e seu papel no processo de inclusão e promoção social dos cariocas. A iniciativa foi do vereador Prof. Célio Lupparelli (DEM), que preside a frente parlamentar.

De acordo com o parlamentar, o objetivo da reunião foi debater o Projeto de Lei nº 1.314/2019, de sua autoria, que obriga os clubes de futebol com sede no município do Rio a realizar a matrícula de crianças e adolescentes a eles vinculados, além de garantir a frequência e o aproveitamento escolar dos mesmos em unidades de ensino públicas ou particulares.

A assistente social do Fluminense Football Club, Lucilene Dias, apresentou ideias para melhorar o projeto ao que tange sua abrangência, tendo como princípio a melhoria da qualidade de vida dos atletas e a inclusão social. "Ao invés de restringir o Projeto de Lei apenas aos clubes de futebol, penso que seria melhor expandi-lo para todas as modalidades esportivas", disse.

Quanto à obrigatoriedade de matricular seus atletas em escolas, Lucilene afirmou que todos os jogadores de base do Fluminense estão matriculados, porém a mesma informou que passou por muitas dificuldades na busca por vagas nas escolas públicas. O vereador Prof. Célio Lupparelli fez questão de disponibilizar seu mandato para ajudar com a questão das vagas junto à Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação.

A diretora do Sindicato dos Treinadores de Futebol do Rio de Janeiro, Andrea Karl, levantou a questão da fiscalização de que trata o projeto. A professora aposentada informou que muitos dos jovens atletas acabam por abandonar os estudos, e, daqueles que continuam, poucos chegam ao nível superior. "É preciso fiscalizar e lutar para que nossos atletas permaneçam nas escolas", afirmou.

Abordando outro ponto do projeto, Franklin de Melo, criador do projeto social "Craques da Vida" na Vila Aliança, apontou a importância de projetos sociais em comunidades, e como o esporte pode mudar a vida dos jovens que vivem nelas. "O projeto de lei não aborda as escolinhas irregulares, mas deveria. O trabalho realizado nas favelas é de extrema importância para a vida daquelas crianças e adolescentes, é um jeito de educar, de fazer com que eles tenham outra escolha além do caminho do crime".

A advogada desportiva, Armineyde Abtibol, trouxe para a discussão a questão do futebol feminino e sua importância para o processo de inclusão social. Ela informou que fez uma indicação legislativa ao Poder Executivo para fomentar o futebol feminino no município, principalmente sua presença nas vilas olímpicas. Complementando sua fala, Andrea Karl afirmou que não existem escolinhas de formação para mulheres apesar da grande demanda popular, e que meninas só podem jogar por clubes a partir dos 14 anos de idade.

Respondendo à fala de Armineyde, o professor Michel Lima, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, informou que 90% das vilas olímpicas do município já oferecem turmas de futebol feminino, formadas por grades de até 25 alunos. Quanto à questão da idade, Michel informou que abaixo dos 11 anos de idade, as turmas são mistas, pois há baixa demanda popular nessa faixa etária.

Ao final da reunião, o vereador Prof. Célio Lupparelli propôs uma reunião da comissão, com data ainda a ser definida, . para avaliar o projeto de lei, Não é com armas que vamos combater a violência, e sim com educação, e o esporte é um excelente meio para se conseguir isso", afirmou o parlamentar.

Também estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Guarda Municipal.