Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

O vereador Felipe Michel (PSDB) homenageia Cláudio Barcelos Dutra

Foto: ASCOM

06/06/2019

O presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Cláudio Barcelos Dutra, foi condecorado com o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, a mais importante comenda do Legislativo Municipal, pelos relevantes serviços prestados à cidade do Rio de Janeiro. A solenidade aconteceu na última sexta-feira (31), no plenário da Câmara do Rio, por iniciativa do vereador Felipe Michel (PSDB).

A mesa de honra foi composta pelo vereador Willian Coelho (MDB); pela secretária de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro; pela esposa do homenageado, Cristiane Vieira Dutra; e pelos amigos, César do Carmo de Paulo, Manuel Henriques da Silva Júnior, Sérgio Murillo Baptista de Mello e Pierre Alex Domiciano Batista.

Cláudio é mestre em engenharia civil, pós-graduado em engenharia sanitária e ambiental e em engenharia de custos. Presidiu a Fundação Rio-Águas, órgão da Prefeitura. Sobre sua coordenação, foi construído o maior túnel de drenagem em área urbana do país, para ajudar a solucionar as enchentes na Grande Tijuca. Também foi diretor de obras e conservação, gerenciando serviços na Bacia Oceânica em 2015 e 2016. Em pouco tempo no INEA, órgão do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vem sendo reconhecido pelo bom trabalho ambiental e de sustentabilidade.

O vereador Felipe Michel destacou que o condecorado consegue unir todas as virtudes para ser contemplado com a maior comenda do município. "Hoje é um dia especial para mim. Cláudio é um ser humano que serve com muito amor e prazer essa cidade. Participou de várias intervenções importantes para o Rio. Há pouco tempo na frente do INEA vem realizando serviços que têm feito diferença no estado. Além de um grande servidor público, o que mais admiro é a valorização da família que o Cláudio tem, mesmo prestando seu tempo integral à sociedade. Hoje a Medalha Pedro Ernesto está subindo de patamar", justificou o parlamentar.

Muito emocionado, Cláudio Dutra, declarou que o seu propósito não era ser homenageado nem estar presidente do INEA. "Eu planejei fazer o concurso público e depois tudo foi plano de Deus". O condecorado afirmou estar honrado com tanto prestígio. "Para servidor público como sou, é uma grande satisfação estar sendo lembrado. Gostaria de estender esta homenagem para todos os servidores da Prefeitura do Rio de Janeiro, que com tanto zelo e carinho cuidam da nossa cidade. Eu entendo que foi um reconhecimento por todo trabalho que desempenhamos, então quero ressaltar o trabalho de toda equipe que me acompanhou esses 20 anos de trabalho na Prefeitura.

Após receber a comenda, falou sobre sua trajetória profissional, sobre a valorização da família e agradeceu ao vereador pela homenagem.

Na solenidade, o parlamentar também entregou um buquê de flores para a esposa e a mãe do homenageado.