Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

Comissão Processante encerra fase instrutória

Foto: ASCOM

05/06/2019

A Comissão Processante criada para apurar a denúncia contra o chefe do Poder Executivo realizou reunião, nessa quarta-feira (5), para ouvir o prefeito Marcelo Crivella, que não compareceu. A presença do acusado para depor não é obrigatória e, após ser constatada a ausência, o vereador Willian Coelho (MDB) – presidente da Comissão – informou estar encerrada a fase de instrução do processo.

De acordo com a defesa do prefeito, o acervo probatório constituído a partir das declarações prestadas por informantes e testemunhas é satisfatório para a elucidação dos atos da administração. Portanto, não há nada a acrescentar por meio do depoimento pessoal do acusado.

O presidente da Comissão declarou encerrada a fase de instrução e concedeu ao denunciado o prazo de cinco dias para alegações finais, conforme determina o Decreto-Lei 201/1967.

Para o relator da Comissão, vereador Luiz Carlos Ramos Filho (PODE), a ausência do prefeito não vai influenciar no resultado final do processo. "É um direito do acusado não aproveitar esse momento para esclarecer a renovação dos aditivos. Ele optou pelo não comparecimento, mas não vai atrapalhar o nosso relatório porque ouvimos as testemunhas e temos as provas documentais, que estão sendo objeto de análise pela Comissão", declarou.

O vereador Paulo Messina (PRB) destaca que a Comissão realiza um trabalho imparcial, dando voz a todos os parlamentares e partes envolvidas. "Eu considero que a Comissão tem feito um trabalho de apuração independente e isento. Hoje, estamos perfeitamente capazes de concluir o processo e emitir um relatório único e de consenso", afirmou.

Participaram da reunião os vereadores Reimont (PT), Paulo Pinheiro (PSOL), Leandro Lyra (Novo) e Rosa Fernandes (MDB).