Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2019

Escolas do município poderão ter botão de pânico

Foto de:   Reprodução

04/06/2019

A violência nas escolas é um dos temas que mais preocupam a população atualmente, em função da crescente ocorrência de ataques nas escolas envolvendo crianças e adolescentes, e da facilidade de se obter armas de fogo de forma irregular. Visando a dar mais segurança aos cidadãos e, principalmente, aos alunos, o vereador Marcelino D’Almeida (PP) apresentou o Projeto de Lei n° 1.200/2019, que torna obrigatória a instalação de botão de pânico nas escolas da rede pública municipal.

O botão deverá ser instalado em local restrito aos funcionários e ter um aparelho que emita sinal de alerta para uma central de monitoramento, a qual deverá ser instalada na delegacia e batalhão da polícia militar ou da guarda municipal da área de jurisdição. Além do botão, uma sirene de alto volume deverá ser instalada no lado de fora da escola, que será acionada simultaneamente ao apertar o dispositivo.

O projeto prevê que as instalações dos botões devam começar pelas escolas que possuem maior número de alunos, que estejam propensas a casos de violência em razão do local ou que já tenham ocorrido agressões.

A medida prevê que a Secretaria Municipal de Educação e a Guarda Municipal ficarão responsáveis por estabelecer a forma de implantação do sistema de alarme. A medida ainda possibilita à Prefeitura realizar convênios e parcerias com órgãos e instituições federais ou estaduais, bem como com universidades e empresas privadas.

De acordo com Marcelino D’Almeida, "esse sistema visa a permitir uma ação rápida das forças de segurança, que será acionada imediatamente para o socorro à escola onde ocorra a violência", explica. Segundo ele, a divulgação da existência do botão de pânico pode ajudar a diminuir a incidência dos ataques às escolas.