Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 18 de Junho de 2019

Capina com herbicidas será proibida na cidade

Foto de:   Reprodução

04/06/2019

Utilizar substâncias químicas para capinar e cuidar de parques e jardins poderá ser proibido. A medida está prevista no Projeto de Lei Nº 1.272/2019, de autoria do vereador Renato Cinco (PSOL), que torna ilegal a prática de capina química com uso de herbicidas.

Os herbicidas são agrotóxicos perigosos como Glifosato e DDT ou agentes biológicos que possuem a capacidade de matar determinadas espécies de vegetação. São geralmente usados para controlar o crescimento de plantas daninhas, mas o uso contínuo aumenta a resistência desenvolvida pela planta que se quer matar.

A medida proíbe a utilização de herbicidas para a realização de capinas químicas na cidade. Em caso de descumprimento, o infrator será multado em R$ 5 mil, além de responder pelas penas de natureza civil ou penal quando for o caso. A multa será acrescentada em 50% a cada nova infração se houver reincidência.

"Os funcionários que realizam a capina química muitas vezes não utilizam equipamentos de proteção, ficando expostos à contaminação. Outro risco envolvendo o uso de agrotóxicos para poda é a possibilidade de contaminação do solo e dos corpos d’água circunscritos. Além disso, capina química se revela uma técnica pouco eficiente no cuidado de parques e jardins por não ser capaz de remover pela raiz a vegetação que se pretende retirar. Tal prática deve ser extinta do município do Rio de Janeiro", argumenta o parlamentar.